Urgente: Rio Grande do Sul vai receber frente fria e queda de temperatura; veja quando

Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, onde o termômetro pode baixar para até 10°C, o frio pode aumentar os casos de hipotermia em pessoas isoladas pelas chuvas, que aguardam resgate. Além disso, as baixas temperaturas dificultarão as condições de salvamento e evacuação, conforme alertado pelo Comando Militar do Sul (CMS); confira a previsão do tempo para todo o Brasil

Para os próximos dias, a previsão meteorológica indica uma variação significativa nas condições climáticas em todo o Brasil, especialmente, no Rio Grande do Sul, na região Sul.

Sul

Na região Sul, o Rio Grande do Sul, que enfrentou uma semana de chuvas incessantes, finalmente verá uma trégua nas tempestades a partir desta segunda-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, o estado, que está lidando com 341 municípios afetados por inundações, enfrentará um novo desafio com a chegada de uma frente fria a partir do meio da semana.

Rio Grande do Sul chuvas / Foto: MIGUEL NORONHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Apesar da trégua nas chuvas, a queda brusca nas temperaturas durante esta semana pode agravar a situação. Em algumas áreas, onde o termômetro pode baixar para até 10°C, o frio pode aumentar os casos de hipotermia em pessoas isoladas pelas chuvas, que aguardam resgate. Além disso, as baixas temperaturas dificultarão as condições de salvamento e evacuação, conforme alertado pelo Comando Militar do Sul (CMS).

Em Santa Catarina, o tempo permanece estável ao longo da semana, com o risco de chuva aumentando apenas a partir de quarta-feira, com alerta para possíveis tempestades na quinta-feira. Em Curitiba, capital do Paraná, a chuva está prevista apenas para o final da semana, com pancadas isoladas. As previsões de temperatura na região são similares, com máximas por volta dos 30°C e mínimas de 15°C, com a aproximação da frente fria ao fim da semana.

Veja a previsão do tempo para as outras regiões:

Sudeste

No Sudeste, predominará o sol em grande parte das localidades, com poucas chuvas previstas. No entanto, algumas áreas podem registrar chuvas isoladas, como o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o nordeste do Rio de Janeiro.

  • Segunda-feira: Chuvas isoladas no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, além do nordeste do Rio de Janeiro. Nas demais áreas da região, o sol estará presente devido à influência de um sistema de alta pressão.
  • Terça-feira: Previsão de chuvas fracas e isoladas na faixa leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no noroeste fluminense. Nas demais áreas do Sudeste, sol, calor e tempo firme. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% em São Paulo devido ao tempo seco.
  • Quarta-feira: Predomínio de sol com possibilidade de chuvas fracas e passageiras no leste e norte do Espírito Santo, assim como no extremo nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, sol e calor, sem previsão de chuva.

Centro-Oeste

Condições mais estáveis são esperadas, com sol predominante e baixa possibilidade de chuva. No entanto, pancadas isoladas podem ocorrer no noroeste do Mato Grosso.

  • Segunda-feira: Chuvas isoladas no noroeste do Mato Grosso e leste de Goiás. No Distrito Federal, sol com possibilidade de chuvas fracas e isoladas devido à variação das nuvens. Nas demais áreas, tempo firme e sem chuva.
  • Terça-feira: Chuvas fracas e isoladas no leste de Goiás e no Distrito Federal. Pancadas de chuva no extremo norte e noroeste do Mato Grosso. Nas demais áreas, sol e tempo firme.
  • Quarta-feira: Tempo firme em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e calor. Em Mato Grosso, pancadas de chuva ao fim do dia apenas nas áreas de divisa com Rondônia. No restante do estado, sol e baixa umidade, sem previsão de chuva.

Nordeste

Na Região Nordeste, chuvas mais frequentes são esperadas ao longo da costa leste, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. No interior desses estados, assim como no Piauí e oeste da Bahia, o tempo permanecerá seco e ensolarado.

  • Segunda-feira: Chuvas mais frequentes na costa leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, além do litoral maranhense. No interior desses estados, assim como no Piauí e oeste da Bahia, tempo seco e com sol. Pancadas de chuva em Sergipe, Pernambuco e Alagoas.
  • Terça-feira: Chuvas mais frequentes e possíveis temporais do Sergipe até o litoral de Pernambuco. No interior do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, sol e tempo firme. Pancadas de chuva em outras áreas.
  • Quarta-feira: Chuvas ao longo do dia no leste de Alagoas até o litoral do Rio Grande do Norte, nordeste da Bahia, Sergipe, oeste de Alagoas, áreas centrais de Pernambuco e da Paraíba, norte do Ceará, litoral do Piauí e na maior parte do Maranhão. Tempo firme no sul do Maranhão, sul e sudoeste do Piauí, faixa oeste da Bahia e outras áreas.

Norte

Chuva intensa é esperada em áreas do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, enquanto outras regiões terão tempo firme e sol. No extremo norte do Amazonas, em Roraima e no leste do Amapá, as chuvas serão mais intensas.

  • Segunda-feira: Tempo firme na maior parte do Tocantins, com possíveis pancadas de chuva isoladas na divisa com o Pará. Pancadas de chuva no sul e no nordeste do Pará. Temporais com chuva forte no centro-norte do Amazonas, noroeste do Pará, Roraima e Amapá.
  • Terça-feira: Tempo firme no sul de Rondônia e na maior parte do Tocantins. Chuva intensa no norte do Amazonas, sul de Roraima e leste do Amapá. Nas demais áreas, pancadas de chuva ao fim do dia, com raios.
  • Quarta-feira: Chuvas mais intensas no extremo norte do Amazonas, em Roraima e no leste do Amapá. Tempo firme no sul do Amazonas, sul do Pará e centro-sul do Tocantins. Pancadas de chuva nas demais áreas, com possibilidade de raios.

Esteja preparado para as mudanças de tempo e mantenha-se informado sobre as atualizações meteorológicas em sua região.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM