A onda de calor esperada para este período nessas regiões será consideravelmente acima das médias históricas. Máximos em algumas cidades podem atingir patamares jamais registrados para o fim de abril e maio; confira a previsão
O Centro do Brasil está prevendo uma situação climática extraordinária, uma onda de calor avassaladora. Segundo alerta da MetSul Meteorologia, as temperaturas projetadas para o final de abril e início de maio, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, serão históricas e muito acima do normal para esta época do ano.
O calor esperado para este período será consideravelmente acima das médias históricas. Máximos em algumas cidades podem atingir patamares jamais registrados para o fim de abril e maio. Estima-se que as máximas se aproximem e ultrapassem os 40ºC em algumas áreas de São Paulo e Rio de Janeiro, o que é completamente fora do comum para esta época do ano.
Além da intensidade do calor, é notável a duração deste período específico quente. Embora normalmente no outono as frentes frias tragam alguma amenização, os dados indicam que o calor persistirá por um longo período. Modelos meteorológicos projetam temperaturas muito altas no Sudeste e Centro-Oeste não apenas para o final de abril, mas também durante toda a primeira semana de maio, totalizando pelo menos mais dez dias de calor intenso.
Registros históricos e projeções alarmantes
Um levantamento da MetSul, baseado nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia, revela que as maiores máximas registradas desde 1961 na última semana de abril até 2023 foram surpreendentes. Cidades como Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre e São Paulo apresentaram marcas significativas, algumas delas ultrapassando os 30ºC.
Recentemente, Cuiabá registrou uma temperatura máxima de 37,2ºC, superando a maior máxima da última semana de abril até então, de 37,1ºC em 1998. Enquanto isso, São Paulo está prestes a bater o recorde de 2016, com previsões máximas acima de 31,3ºC. Belo Horizonte pode atingir os 30ºC, enquanto Brasília e Goiânia também se aproximam dos picos registrados em 2016. Por outro lado, cidades como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre não devem bater os picos históricos.
Onda de calor no Sudeste
O calor será especialmente intenso nos próximos dias no interior de São Paulo e no Rio de Janeiro. No interior paulista, máximas acima de 35ºC serão diárias, com alguns dias ultrapassando os 40ºC. O litoral paulista também não escapará do calor extremo.
Ontem, Bebedouro (SP) registrou 36,2ºC, enquanto outras cidades do interior chegaram a mais de 37,5ºC. Na cidade de São Paulo, as máximas podem chegar a 33ºC nos últimos dias de abril e até 34ºC na primeira semana de maio, marcas absolutamente anormais para esta época do ano.
No Rio de Janeiro, algumas tardes apresentam temperaturas entre 35ºC e 38ºC, com máximas acima de 40ºC em alguns dias. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, o calor também será intenso, embora menos extremo que em São Paulo e Rio de Janeiro.
Paraná com calor persistente
No Sul do Brasil, é no Paraná onde se espera uma onda de calor mais persistente. As cidades do Oeste e do Norte do estado terão máximas muito elevadas para esta época do ano, com temperaturas frequentemente ultrapassando os 35ºC. Mesmo Curitiba deve ter muitos dias com máximas de 27ºC a 29ºC, muito acima da média para o mês de maio.
Em resumo, o Centro do Brasil se prepara para enfrentar uma situação climática sem precedentes, com temperaturas históricas e prolongadas que desafiam as normas climatológicas. Essa exige anomalia atenção e medidas de precaução por parte da população e autoridades.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
- Conheça o império rural do apresentador Ratinho
- Fazendeiros mais ricos do Brasil que você não conhecia
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.