Esta certificação materializa as diretrizes da multinacional francesa através do fornecimento de soluções para avicultura em fina sintonia com o bem-estar animal, conectada às demandas do mercado.
A Ceva reafirma mais uma vezseu compromisso com a produção avícola sustentável com o anúncio da conquista do Selo Empresa Amiga do Bem-Estar Animal, certificado atestado e protocolado pela Integral Certificações (Belo Horizonte/MG). A informação foi dada a imprensa especializada ontem, 30 de agosto, durante coletiva em Campinas (SP).
Segundo a diretora do Grupo Integral, Ana Paula Menegatti a Unidade de Negócios Aves da Ceva saiu na frente e se tornou a primeira empresa do segmento de saúde animal do mercado avícola certificada.
Para esta conquista, continua Ana Paula, foi necessário cumprir uma série de requisitos do protocolo desenvolvido pela Integral Certificações, conferidos e auditados por certificadora terceira. “Processo que gera robustez ao selo e que está de acordo com as regras internacionais de certificação”, esclarece.
Ela insere que, ao ser aprovada na auditoria, a Ceva passou a ter direito de uso do Selo de Empresa Amiga do Bem-Estar Animal em toda a comunicação destinada para a vacina Cevac IBras L. “O selo é uma forma eficiente e direta para expor os valores da empresa com o seu mercado. Ele traduz o posicionamento da Ceva com o Bem-estar Animal e demonstra seu posicionamento em relação ao tema”, conclui Ana Paula Menegatti.
De acordo com o Gerente de Marketing Aves Ciclo Curto da Ceva Saúde Animal, Tharley Carvalho, o selo reflete a visão de 360º da empresa dentro dos seus processos. “O pilar bem-estar animal sempre esteve presente na Ceva, mas queríamos ir além, precisávamos entregar para o produtor uma evidência desta nossa expertise experimentada pelos nossos clientes ao utilizar a vacina Ceva IBras L. Uma vacina viva contra Bronquite Infecciosa que vem gerando enorme ganho de qualidade dos lotes, pois controla de forma efetiva os efeitos devastadores do vírus sobre a saúde dos animais. Uma doença que, quando não controlada, provoca lesões e, como consequência, a piora na qualidade de vida das aves”, argumenta.
Ele salienta que a Bronquite Infecciosa pode ser agente primário para o aparecimento de severos quadros respiratórios nas aves e seus efeitos podem se manifestar de forma direta no aparelho reprodutor de produtoras de ovos, férteis e comerciais. “Nos dois cenários, os prejuízos para as empresas são gigantescos, pois reduzem de forma direta a capacidade de geração de receita por meio do impacto direto na quantidade e qualidade do produto final”, sublinha Tharley.
Outra situação relacionada ao impacto da doença envolve a produção de carne de frango. “Os quadros respiratórios causados por infecção da Bronquite Infecciosa elevam de forma significativa as condenações dentro do abatedouro obrigando a empresa a descartar toneladas e toneladas de carne que seriam destinadas para o nosso consumo caso estivessem dentro do padrão de qualidade”, lembra o Gerente de Marketing e destaca que por meio da vacina para o controle da bronquite, a Cevac IBras, houve um aumento de sete toneladas de carne para cada 40 mil frangos alojados imunizados.
- “Paramos completamente de entregar ao Carrefour”, revelou diretor da Minerva
- Rentabilidade do confinamento atingiu o maior patamar desde nov/20, avançando 30,2%
- Macron reforça que não assinará acordo com Mercosul e reitera apoio ao Carrefour
- Alerta: Semana com típicos temporais de primavera-verão; Veja onde
- Boi gordo atinge R$ 365/@ e cenário deve trazer nova disparada nos preços
“Isso é reflexo direto da condição geral dos lotes vacinados com Cevac IBras. Aves mais saudáveis terão melhores condições até o abate. Condição sinônimo de bem-estar animal e facilmente observado a campo”, completa.
“Para nós, respeito ao bem-estar representa uma avicultura sustentável”, continua Tharley e salienta que este tipo de compromisso está presente na empresa através das vacinas de alta tecnologia e programas, a exemplo do “Menos é Mais” que otimiza dentro da indústria avícola processos de vacinação reduzindo ao máximo possível a manipulação visando também o bem-estar animal.