Professor titular na Universidade de Michigan e uma das maiores referências na área de reprodução que revolucionou o manejo reprodutivo de vacas leiteiras ao redor do mundo
Richard Pursley, um dos responsáveis pelo uso da IATF em escala global, vem ao Brasil discutir protocolos de alta performance. A inseminação artificial em tempo fixo (IATF), biotecnologia reprodutiva utilizada de Norte a Sul do Brasil, será um destaque especial durante a 26ª edição do curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, que será realizada no Centro de Convenções Center Shopping, em Uberlândia (MG), nos dias 21 e 22 de março.
Mas o esquenta já começa um dia antes, em 20 de março, quando a GlobalGen vet science receberá, em um encontro para um grupo de 50 convidados, o dr Richard Pursley, um dos responsáveis pela criação do protocolo OvSynch, que possibilitou o uso da IATF em escala mundial, na década de 1990.
Richard Pursley concluiu sua graduação na Universidade Estadual do Kansas. Foi produtor de leite por 15 anos antes de retornar à Universidade do Kansas para seu mestrado. Recebeu Ph.D. em Dairy Science em 1996 pela Universidade de Wisconsin-Madison. Sua dissertação “Sincronização da Ovulação em Gado Leiteiro” revolucionou o manejo reprodutivo de vacas leiteiras ao redor do mundo.
“Discutiremos estratégias para aumentar a fertilidade dos programas de IATF utilizados no Brasil e mostraremos alguns exemplos de sucesso na implementação de protocolos reprodutivos de alta performance. Além disso, abordaremos um aspecto-chave à performance de rebanhos leiteiros: a perda gestacional. Apresentaremos avanços recentes no entendimento de como ela ocorre e estratégias para diminuir sua incidência nas fazendas”, explica o médico-veterinário Carlos Consentini, consultor técnico da GlobalGen.
A empresa estará com estande durante o Curso Novos Enfoques e coloca a equipe à disposição dos visitantes para apresentar as mais recentes inovações no mercado de reprodução bovina. Algumas delas são o G-Synch, programa específico para aumentar a eficiência reprodutiva de vacas leiteiras e que apresenta taxa de concepção acima dos 50%, e o protocolo Best Choice, projetado para otimizar a fertilidade de fêmeas de corte.
Outra grande novidade é o ReBreed-21, desenvolvido pela GlobalGen em parceria com a University of Wisconsin-Madison. Trata-se de uma estratégia de ressincronização precoce com intervalo de 21 dias entre as inseminações, permitindo três delas em 42 dias de estação de monta. Este novo protocolo de IATF foi validado em um experimento realizado em parceria com o Grupo Roncador – que reúne mais de 60 mil cabeças de gado. Entre as vantagens, o ReBreed-21 aumenta a produção dos tão cobiçados “bezerros do cedo”, além de poder ser utilizado para elevar a prenhez final.
Isso é apenas uma pitada da programação do 26º Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, que, neste ano, valoriza as discussões voltadas a aumentar a performance de rebanhos leiteiros e de corte por meio da melhoria de fatores relacionados à reprodução, nutrição, saúde, manejo e genética, entre outros.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.