Os incêndios ao norte de Amarillo já destruiram mais de 350 mil hectares no Texas; o governador, Greg Abbott, emitiu uma declaração de desastre para 60 localidades
O fogo continua queimando milhares de hectares de terra na região de Amarillo, no Texas, os incêndios florestais vão deixando para trás um rastro de destruição. Na manhã desta quarta-feira (28), mais de 350.000 hectares foram queimados e vários outros focos de incêndios não foram controlados, de acordo com o Serviço Florestal Texas A&M. Os incêndios florestais começaram na segunda-feira sob condições muitos favoráveis: clima quente, seco e muito vento estão deixando um rastro de devastação em toda a região.
O incêndio em Smokehouse Creek é o segundo maior incêndio florestal na história do estado, mostram os registros do Serviço Florestal. É uma situação devastadora para as cidades, famílias e agronegócio da região.
Para o fazendeiro do condado de Wheeler, Pat McDowell, o fogo chegou perto de sua casa, mas não os atingiu totalmente. “O incêndio provavelmente ocorreu a cerca de 19 quilômetros de nossa casa”, disse ele. “Já tivemos essa experiência de incêndio florestal algumas vezes. Nossa memória está viva e sabemos quão rápido o fogo se move.”
Na terça-feira, o governador Greg Abbott emitiu uma declaração de desastre para 60 localidades. “Espera-se que as condições quentes e secas causadas por altas temperaturas e ventos continuem na região nos próximos dias”, disse Abbott. “Essas condições podem aumentar o potencial para que esses incêndios florestais se tornem maiores e mais perigosos.”
Bombeiros voluntários de todo o estado e equipes da região juntaram-se a agricultores e pecuaristas para combater as chamas. “Todo mundo tem em mente um plano para sua operação sobre como vão lidar com seu gado em uma situação de incêndio”, disse o pecuarista McDowell. “Acho que isso está enraizado em todos os fazendeiros daqui.”
McDowell levou seu gado para um pasto rapado, para que houvesse menos combustível para incêndios. “Aquela pastagem não devem pegar fogo e nós os prendemos lá”, disse ele. “Sei que todo mundo estava tentando mover seu gado para um local mais seguro e, se precisassem evacuar, iriamos tocar elas na estrada para tirá-las do caminho do fogo. Garanto que todos os fazendeiros têm feito um trabalhado duro para proteger seu gado.”
“Você está lutando contra a Mãe Natureza e é difícil”, disse McDowell, que também é ex-funcionário do Texas Farm Bureau e diretor estadual. “É muito difícil combater incêndios nesta área. É uma região rural difícil. Tem muitos cânions diferentes. O fogo sai em diferentes pontos desses desfiladeiros e é realmente difícil de combater.”
“Tivemos chuvas no verão passado. Então, pela primeira vez em muitos anos, tivemos grama no inverno – grama, ervas daninhas, vegetação”, disse ele. “Tivemos algumas chuvas em dezembro e janeiro, e você não pensaria que poderia estar tão seco como está. Mas está terrivelmente seco na superfície e há muito combustível para queimar.”
E ainda é fevereiro. As preocupações com incêndios florestais permanecem altas até abril. Com pouca ou nenhuma previsão de tempo chuvoso durante o fim de semana, os bombeiros não terão ajuda da Mãe Natureza para conter os incêndios.
“Estamos realmente preocupados com o que pode acontecer este ano”, disse McDowell.
Quem também lamentou o ocorrido foi o famoso 6666 Ranch, fundado há 154 anos, o rancho é um pedaço da história do Texas e casa de uma das maiores lendas da raça Quarto de Milha, DASH FOR CASH. Fundada pelo capitão Samuel “Burk” Burnett em 1870 – quando ele comprou 100 cabeças de gado usando a marca “6666” de Frank Crowley de Denton, Texas – Burnett Ranches hoje abrange 105.218 hectares, incluindo a sede do Four Sixes Ranch, perto de Guthrie, no Texas.
“Estamos com o coração partido pelos incêndios catastróficos que varreram o Texas Panhandle, destruindo casas, fazendas de pecuária e vida selvagem. Sentimos uma grande admiração pelos corajosos bombeiros que arriscaram as suas vidas para conter as chamas e proteger as comunidades. Eles, juntamente com todos na área que se uniram para ajudar os seus vizinhos ou que viajaram para a área para ajudar, são os verdadeiros heróis deste desastre e merecem a nossa maior gratidão e respeito. Nossos pensamentos e orações estão com os residentes resilientes e as famílias daqueles que sofreram grandes perdas com este evento devastador. O Texas Panhandle é uma região bonita e histórica que já passou por muitas dificuldades. Não temos dúvidas de que ressurgirá das cinzas e se reconstruirá mais forte do que nunca. Deus abençoe o Texas” – publicou o rancho nas redes sociais.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.