
Primeiro ultrassom ultraportátil para diagnóstico superpreoce de gestação de bovinos é uma ferramenta revolucionária para veterinários de campo
O Melhoramento Genético Animal (MGA) de bovinos deu um grande salto de desenvolvimento nos últimos trinta anos, unido ao progresso da nutrição animal, entrega a indústria animais mais pesados e melhores acabados fazendo com que o produtor seja premiado por isso. A super precocidade sexual das fêmeas foi o grande enfoque do Repronutri 2023, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Reprodução, Produção e Nutrição Animal, nos dias 11 a 13 de setembro, no Anfiteatro do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS).
Segundo a dra. Juliana Correia Borges Silva, da Embrapa Pantanal, o simpósio teve como prioridade apresentar aos pecuaristas as mais recentes pesquisas sobre reprodução, produção e nutrição animal. “Neste ano, tivemos um módulo sobre melhoramento genético nos dias 12 e 13 de setembro com foco em precocidade sexual.”, diz.
A super precocidade é uma ferramenta muito importante para aumentar a taxa de desfrute do rebanho bovino. Vacas super precoces podem entregar até 25% a mais de quilo de bezerro desmamado ao longo do ciclo reprodutivo.
Presente no evento, a IMV Technologies Brasil apresentou o EasiScan:Go, primeiro ultrassom ultraportátil para diagnóstico super precoce de gestação. O equipamento sem fio baseado em aplicativo apresenta as imagens de ultrassom em até 3 dispositivos ou óculos simultaneamente. A tecnologia revolucionária contribui de forma decisiva na qualidade do trabalho de avaliação dos médicos veterinários na hora de verificar se a fêmea tem maturidade sexual para receber a inseminação aos 14 meses de idade.

A tecnologia já é uma realidade presente em criações de alto nível
O ultrassom Color Doppler permite a avaliação de função luteal e maior eficiência. Trata-se uma modalidade de ultrassonografia que reproduz os movimentos das estruturas e órgãos em tempo real. Tanto por som, quanto por imagem. Dessa maneira, determina o sentido e o fluxo sanguíneo e também o seu aumento, ou diminuição em uma dada região. O equipamento pode atuar tanto identificar ocorrência de gestação precoce, quanto no acompanhamento do desenvolvimento fetal.
Graças a essa funcionalidade, consegue perceber detalhes que o ultrassom veterinário em Modo B (preto e branco) não identifica. Mais do que isso, com a formação de imagem e som, o equipamento com doppler é capaz de verificar a pulsação, a direção e a continuidade do fluxo sanguíneo.
Dessa forma, é possível avaliar melhor o corpo lúteo, uma estrutura temporária nas fêmeas que surge em todos os ciclos reprodutivos após a ocorrência dos cios e a ovulação. Ele produz a progesterona, um hormônio essencial para o estabelecimento e a continuidade da gestação.
A grande vantagem da utilização é a rápida identificação, em até 20 dias, de vacas que não foram fecundada a partir da vascularização sanguínea na região. Desse modo, com o diagnóstico gestacional super precoce, podem ser submetidas novamente à monta ou a inseminação artificial.
Além disso, não podemos deixar de citar ainda a sua utilidade no acompanhamento gestacional do animal. Com o aparelho é possível monitorar o desenvolvimento fetal e algumas possíveis malformações.
Já conhece o impacto econômico que o diagnóstico de gestação super precoce pode causar?
Esta é a grande virada de chave do ultrassom Color Doppler, que permite a avaliação de função luteal e maior eficiência na seleção de receptoras de embriões. A IMV Academy oferece regularmente treinamento para capacitar médicos veterinários interessados em realizar exames de ultrassonografia avançados, possibilitando ganhos como o aumento considerável na taxa de serviço das vacas.
Confira alguns destaques do EasiScan:Go:
- À prova d’água com botões vedados e sem conectores;
- Pesa somente 850 gramas;
- 128 elementos recebendo em 32 canais, 26 frames por segundo;
- Grave vídeos e salve imagens em seus dispositivos;
- Baterias de lítio para até 5 horas de trabalho.
Eficiência, conectividade, produtividade e durabilidade, isso sim é uma solução completa em diagnóstico por imagem veterinário.

Você pode compartilhar imagens com o produtor ou revisar os dados de ultrassom posteriormente com o dispositivo de armazenamento online IMV Cloud. O acesso instantâneo aos principais dados melhora o trabalho em equipe e permite um melhor planejamento estratégico.
Rápido, leve e com o mínimo tempo de preparação necessário, o Easi-Scan: Go está pronto para ir quando você estiver, proporcionando resultados rápidos sem sacrificar a precisão. A biossegurança não é um problema, pois o scanner é à prova d’água e completamente selado. Isso contribui para um fluxo de trabalho ainda mais eficiente na fazenda.
Doppler ao alcance do bolso
Por volta de 2013, época em que o método diagnóstico foi desenvolvido pela Embrapa, o aparelho de ultrassom Doppler era muito caro, cerca de R$ 200 mil, limitando o seu uso às atividades de pesquisa. O EasiScan:Go custa à partir de R$ 45 mil, valor que tem viabilizado a sua adoção por um número crescente de médicos-veterinários.
Dúvidas e informações? Fale com a IMV Technologies Brasil.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.