Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno; Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.
O candidato de direita Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.
Ao votar no início da tarde, Milei disse que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e a hora de as pessoas falarem tinha chegado, “apesar da campanha do medo”. O candidato da coalizão La Libertad Avanza disse que o momento era de esperança, para impedir o que chamou de “continuidade da decadência”.
Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema num país abalado por uma grave crise econômica, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação, mas amenizou outras promessas no segundo turno, prometendo não privatizar a saúde e as escolas públicas.
Alçado à fama como comentarista econômico em programas de televisão, Milei se diz amante de cães e, segundo a mídia argentina, tem vários clones de um cachorro que viveu de 2004 a 2017. Embora tenha se aliado a políticos da direita tradicional no segundo turno, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich, o candidato vencedor atraiu o voto sobretudo dos mais jovens ao se posicionar contra aos políticos tradicionais, que chama de “a casta”.
Durante a campanha, Milei foi comparado a políticos como o ex-presidente norte-americano Donald Trump e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O futuro presidente argentino define-se como libertário e anarcocapitalista e declarou-se defensor de ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Durante o segundo turno, criticou o papa Francisco, a quem chamou de comunista.
Brasil
Pelas redes sociais, antes mesmo da confirmação da vitória de Milei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral, bem como ao povo argentino pela participação “de forma ordeira e pacífica”.
Ainda sem saber quem seria o vencedor, Lula desejou sorte ao próximo governo. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”. O presidente brasileiro ainda não se manifestou após a confirmação do resultado no país vizinho.
Fonte: Agência Brasil
Vetnil assume liderança do segmento de produtos para saúde de equinos
Os dados são oficiais do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). A Vetnil tornou-se a número 1 em produtos para equinos do mercado nacional.
Continue Reading Vetnil assume liderança do segmento de produtos para saúde de equinos
O melhor espumante da América Latina é da NOVA
Ao eleger o Aliança Moscatel Rosé, 29º Catad’Or, no Chile consagra a nova unidade de negócio da Nova Aliança Vinícola Cooperativa no mês dos seus 95 anos
Continue Reading O melhor espumante da América Latina é da NOVA
Calor e umidade são vilões do aumento de infestações de carrapatos em bovinos
Pecuaristas devem adotar estratégias para evitar prejuízos à saúde e à produtividade do rebanho
Continue Reading Calor e umidade são vilões do aumento de infestações de carrapatos em bovinos
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
A planta, que gera a matéria-prima do chocolate, está se tornando uma importante fonte de renda e promovendo transformação social na região Amazônica
Criação de mini vacas cresce no Brasil
Os criadores apostam cada vez mais nesses pequenos animais, seguindo o sucesso já consolidado nos EUA e Europa.
Continue Reading Criação de mini vacas cresce no Brasil
Bicudo-da-cana desafia o setor sucroenergético e pode comprometer até 30 toneladas por hectare
Especialista alerta sobre o impacto da praga no cultivo da cana-de-açúcar e destaca práticas sustentáveis de controle para manter a produtividade dos canaviais