As importações de animais vivos da Turquia podem chegar a 1.000.000 cabeças em 2019, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estimou em seu relatório anual.
Isso significa cerca de 200.000 animais a menos em comparação com as expectativas de 2018.
Os turcos estão posicionados como os segundos maiores compradores de carne bovina, depois dos Estados Unidos, que importam cerca de 2 milhões, principalmente do México e do Canadá.
O diretor da Tardáguila Agromercados, Rafael Tardáguila, garantiu que com este relatório a Turquia “está consolidada com uma quantidade significativa de gado para importar”, mas “deixaria uma escalada vertiginosa de 2014 até hoje, quando passou de 50.000 cabeças para os 1.200.000 previstos para o fechamento deste ano”.
“Com os problemas econômicos da Turquia é possível que a corrente de importação se modere”, disse o especialista e disse: “O Uruguai fornece 380 mil cabeças para esse 1,2 milhão, um grande número que o posiciona como um dos principais mercados de exportação para esse país “.
Tardáguila entende que, se o USDA projetar uma queda de 200 mil cabeças, o Uruguai poderá fechar 2019 com cerca de 320 mil animais vivos enviados para esse destino. “É um número muito importante que, se confirmado, dá alguma segurança ao setor de criadores”, acrescentou.
Negócio fechado! Árabes irão importar gado vivo brasileiro
Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.