Em Parauapebas, no sudeste do estado, a Rota do Búfalo reúne atividades que apresentam a bubalinocultura para além da produção, aproximando visitantes do cotidiano do campo.
Iniciativas de turismo rural associadas à criação de búfalos vêm ganhando espaço no Pará, ao unir visitação, cultura e gastronomia em experiências voltadas ao público urbano. Em Parauapebas, no sudeste do estado, a Rota do Búfalo reúne atividades que apresentam a bubalinocultura para além da produção, aproximando visitantes do cotidiano do campo.
A proposta é impulsionada pelo Museu da Roça de Parauapebas (MURPA), inaugurado em setembro do ano passado e localizado no Sítio Açaizal. O espaço integra as ações da Rota do Búfalo e funciona como ponto de referência para a visitação, reunindo conteúdos ligados à história rural, à criação de búfalos e aos produtos derivados da espécie.
O criador Geraldo Pedro, representante da Rota do Búfalo, explica que a iniciativa busca integrar turismo e bubalinocultura como alternativa de valorização da atividade na região. “Os turistas têm contato com o manejo dos animais, podem andar neles e degustar diversos derivados do leite de búfala, como carne, queijos, doce de leite e bebida láctea”, informa.
Segundo Geraldo Pedro, a experiência foi pensada para permitir que o visitante conheça, de forma prática, diferentes etapas da criação e do aproveitamento do búfalo, combinando lazer, informação e vivência rural.
No museu, um dos destaques é a Casa do Búfalo, espaço dedicado à apresentação de receitas com derivados da espécie, descrição dos queijos, informações sobre as características nutricionais do leite de búfala e a identificação das raças com chifres. O ambiente também resgata elementos da cultura do campo, conectando passado e presente da vida rural na região.
A região também conta com o festival gastronômico Búfalos Gourmet, que neste ano está chegando na sua sétima edição. Conforme Geraldo Pedro, o evento se transformou em patrimônio cultural do estado do Pará, “e é um festival realizado com 100% de derivados de leite e de carne de búfalos”. “São quatro dias de festival que fomenta o turismo gastronômico da bubalinocultura mostrando a cozinha amazônica, além de ter apresentações musicais e artesanato, sendo tudo dentro do conceito da sustentabilidade”, enfatiza.
Mais informações sobre a Rota do Búfalo e o Museu da Roça de Parauapebas podem ser encontradas no instagram da Queijaria Cosa Nostra.
VEJA TAMBÉM:
- Novo painel do Zarc moderniza consulta às janelas de plantio e reforça gestão de riscos na agricultura
- São Paulo registra primeira ocorrência da praga Caruru-palmeri em seu território
- Show Rural Coopavel começa hoje e projeta R$ 6 bi em negócios
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.