Em publicação na rede Truth Social, Trump informou que Sheinbaum concordou em enviar 10 mil soldados mexicanos para a fronteira com os EUA.
São Paulo, 3 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou pausa de um mês nas tarifas de 25% contra as importações do México que haviam sido anunciadas no final de semana. A decisão foi firmada durante conversa com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, descrita pelo republicano como “amigável”. A informação já havia sido adiantada por Sheinbaum.
Em publicação na rede Truth Social, Trump informou que Sheinbaum concordou em enviar 10 mil soldados mexicanos para a fronteira com os EUA. “Esses soldados serão designados especificamente para impedir o fluxo de fentanil e migrantes ilegais para o nosso país”, explicou.
Trump acrescentou que, durante o período de suspensão das tarifas, as negociações entre os dois países serão lideradas pelos secretários de Tesouro, Scott Bessent; Estado, Marco Rubio; e Comércio, Howard Lutnick. “Estou ansioso para participar dessas negociações, com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um ‘acordo’ entre nossos dois países”, escreveu.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse que chegou a uma série de acordos com o mandatário dos Estados Unidos, incluindo a obtenção de uma pausa de um mês na imposição de tarifas. Após o que chamou de “uma boa conversa”, a dirigente disse que o México reforçará imediatamente a fronteira norte da Guarda Nacional para prevenir o tráfico de drogas do país para os Estados Unidos, especialmente fentanil, segundo registro na rede social X.
Os Estados Unidos estão empenhados em trabalhar para prevenir o tráfico de armas potentes para o México. “Nossas equipes começarão hoje a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio”, afirmou.
A conversa ocorre após Trump anunciar a aplicação de tarifas de 25% ao México e Canadá, e de 10% à China. E após México e Canadá informarem que adotariam reciprocidade, com aumento de tarifas sobre produtos norte-americanos.
VEJA TAMBÉM:
- AgRural: Colheita de soja chega a 9% no Brasil com melhora em MT e ritmo forte no PR
- Preços domésticos do milho seguem em alta
- Com novas baixas, preços da soja voltam aos níveis de março de 2024
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.