Modelo 4400 sem cabine é indicado para pequenas propriedades, promete economia de até 10% no combustível e tem custo médio de R$ 185 mil!
Em 1961, a Massey Ferguson lançou seu primeiro trator no Brasil: o modelo 50 X, que ficou conhecido como “cinquentinha”, com 36 cavalos. Agora, para comemorar seus 60 anos do Brasil, uma marca lança um trator plataformado indicado para pequenas propriedades e agricultura familiar com quatro opções de transmissão e custo médio de R $ 185 mil.
A escolha pelo 4400, disponível nas potências de 80 cv, 89 cv, 99 cv e 105 cv, ocorreu porque o modelo integra o segmento que responde por mais da metade das vendas de tratores no país, segundo Eduardo Souza, gerente de marketing do produto tratores da AGCO, grupo que controla, além da Massey, a Valtra.
A versão cabinada da mesma máquina foi lançada em outubro de 2020. “O produtor aprovou o modelo, mas pediu o plataformado que, nesta faixa de potência, responde ainda por 60% das vendas no país.”
Souza afirma que o modelo foi totalmente desenvolvido no Brasil para ser vendido também na América do Sul e tem como características alta resistência e durabilidade, versatilidade, facilidade de operação e economia de 5% a 10% de combustível. A economia se deve ao motor AGCO Power de 3 cilindros, que trabalha em menores rotações e com injeção eletrônica.
Projetado para trabalhar em condições adversas como poeira e calor, o motor é equipado com sensores de monitoramento que detectam problemas para garantir vida útil maior ao equipamento. O 4400 foi desenvolvido para todos os tipos de trabalho na propriedade rural: preparo, semeadura, tratos culturais, colheita e transporte.
Souza admite que a versão plataformada ainda é a mais vendida no país devido ao custo mais baixo, mas ressalta que há muitos casos em que o produtor prefere o trator sem cabine porque, com altura menor, fica mais fácil entrar em alguns tipos de lavoura e também porque facilita o sobe-e-desce do operador.
As quatro opções de transmissão (8 x 4, 12 x 4, 16 x 8 e 12 x 12) visam atender os mais diversos tipos de produtores, seja de pecuária de corte e leite, suinocultura, avicultura, grãos ou fruticultura. “Se for uma propriedade de pecuária simples, o 8 x 4 atende bem. No caso de pecuária de corte e mais lavoura, o recomendado é o 16 x 8. Já para a cultura de arroz em pequenas propriedades, o 12 x 12 é ideal porque facilita ir para frente e para trás. ”
Mesmo num trator simples, o conforto do operador é um item importante, segundo Souza. O modelo oferece assento com suspensão e regulagem, conforme o peso, volante basculante e posicionamento dos controles que dispensa a “ginástica” do operador.
O 4400 plataformado já está sendo fabricado na planta de Mogi das Cruzes (SP). O gerente não revelações unidades já foram encomendados nem a capacidade de produção, mas diz que a carteira de pedidos está fechada até outubro ea Massey, como as outras indústrias do setor, segue tentando driblar o estresse mundial da cadeia de suprimentos que vem provocando atrasos na entrega das máquinas.
Opinião do produtor:
Edival Amaral, diretor comercial da concessionária Stéfani Massey Ferguson em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva (SP), diz que as entregas de máquinas estão com um atraso de 30 a 45 dias, dependente do modelo. Segundo ele, já está programada a entrega de 23 tratores da série MF 4400, sendo 19 cabinados e 4 recém-lançados plataformado.
“O modelo atrai os clientes por ser um trator de motor econômico, simples de operar e versátil, podendo ser usado em praticamente todas as culturas.”
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Mesmo com atrasos, a demanda está alta nas três lojas do grupo. Amaral diz que, nos primeiros quatro meses, a Stéfani negociou e entregou ao cliente 65% a mais de tratores, na comparação com o mesmo período de 2020. No ano passado, o crescimento nas vendas foi de 13%, em comparação a 2019. Os modelos de até 105 cavalos correspondentes a 65% das vendas da concessionária que comercializa máquinas da MF desde a chegada da marca ao país.
Nessa faixa de tratores, a Massey, que nasceu em 1953 da junção entre a Massey Haris, dos Estados Unidos e Canadá, e a Ferguson, da Inglaterra, já oferece outras quatro linhas, com destaque para o 4700, lançada mundialmente há dois anos, que vem equipado com piloto automático.
Cm informações do Globo Rural