Massey Ferguson está comemorando 175 anos de história e lançou o Classic Edition para colecionadores; marca vai disponibilizar somente 100 unidades do trator
Em 2022, a Massey Ferguson celebra 175 anos de atuação no mundo e, para comemorar, lança uma edição especial do clássico trator MF 35x. O modelo importado deu origem ao MF 50, mais conhecido como “Cinquentinha”, primeiro trator produzido pela marca no Brasil e que, por anos, foi referência no campo e símbolo do pioneirismo na modernização da atividade agrícola e expansão do agronegócio no país.
“A edição especial homenageia todos os agricultores que tanto se dedicaram à agricultura e que construíram, ao lado da Massey Ferguson, a história da mecanização agrícola brasileira. É um trator destinado a admiradores da nossa marca para relembrar o ingresso do país na agricultura moderna”, destaca Eduardo Nunes, diretor de Marketing da Massey Ferguson.
Numerada e limitada
Com apenas 100 unidades produzidas, a série comemorativa manteve as características do modelo original, incorporando novas tecnologias. O motor, por exemplo, embora seja muito parecido com o anterior, conta com uma bomba injetora mais precisa, sistemas de filtragens mais eficientes, além dos componentes serem fabricados com novos materiais.
Fernando Viana, produtor rural em Abaeté (MG), é um dos admiradores do modelo e já fez a sua aquisição. Ele conta que, desde criança, é aficionado por máquinas agrícolas e viu no MF 35x a oportunidade de operar um trator da década de 1950, mas com o desempenho de um zero quilômetro.
“A história do MF 35x é muito interessante. De baixíssimo custo operacional e de fácil manutenção, foi utilizado para mecanizar a fazenda dos pequenos produtores, mudando a vida do agricultor. Vivemos em um momento tão acelerado no agronegócio, de máquinas enormes, e fico muito feliz em ter a possibilidade de trabalhar com a réplica de um trator antigo, principalmente sendo uma série de colecionador”, diz.
A família Bonatto deu início à mecanização da propriedade com o trator MF 50x, sucessor do MF 35x, na década de 1960. Produtores de soja e trigo em Cruz Alta (RS), começaram a atividade agrícola em uma área de 40 hectares e, hoje, possuem 400 hectares cultivados, além de seis máquinas agrícolas, entre trator, pulverizador e colheitadeira da marca.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Ao saber da edição especial, Renato Bonatto adquiriu o modelo para homenagear o pai, José Gilmar Bonatto. “Queria dar um presente especial no aniversário do meu pai e homenageá-lo por toda a sua trajetória no campo”, destaca.
Com motor de 36,5 cv, o MF 35x possui transmissão de seis marchas a frente e duas a ré e capacidade de levante de 1.100 kg no sistema de três pontos. “Embora seja voltado para colecionadores e amantes da marca, nada impede que o modelo seja utilizado nas operações de campo. É um trator totalmente funcional e com a durabilidade e resistências características da marca Massey Ferguson”, explica Eder Pinheiro, coordenador de Marketing Produto Tratores.
Confira algumas fotos da edição antiga: