Drone gigante e trator autônomo são apresentados pela John Deere na Agritechnica; Drone possui sistema de pulverização para lavouras e tecnologia de ponta!
A tecnologia implantada na agricultura vem trazendo surpresas a cada safra, são inúmeros os implementos que garantem maior precisão no plantio, colheita e até mesmo no controle de pragas. O agricultor conta com investimentos das mais diversas empresas da cadeia do agronegócio. Confira o que a John Deere traz para o mercado!
A John Deere levou para a Agritechnica de 2019, várias novidades ligadas à agricultura de Precisão, no espaço denominado Zona Tecnológica do Futuro. Nove desenvolvimentos de produtos diferentes e projetos de pesquisa nas áreas de eletrificação, autonomia por meio da automação e inteligência artificial mostram como a agricultura poderia funcionar de maneira ainda mais sustentável e produtiva no futuro.
Dois produtos chamam atenção dos visitantes: o trator elétrico autônomo e o drone de alta capacidade, denominado VoloDrone.
Trator Autônomo
O trator elétrico autônomo, uma das atrações da feira, é um novo conceito de trator autônomo da John Deere que possui uma unidade de acionamento elétrico muito compacta com acessório integrado. O trator tem uma potência total de 500kW e pode ser equipado com rodas ou esteiras.
O lastro flexível de 5 a 15 toneladas é possível, dependendo da aplicação, para ajudar a reduzir a compactação do solo. Graças ao acionamento elétrico, não há emissões de poluentes durante a operação e os níveis de ruído são extremamente baixos. Outras vantagens prometida pela John Deere são resistência e baixos custos de manutenção.
Volo Drone
O outro destaque é o VoloDrone, um drone grande, desenvolvido em conjunto com a empresa Volocopter. Ele tem um diâmetro de 9,2m e é alimentado por 18 rotores. Possui um acionamento totalmente elétrico com baterias substituíveis de íons de lítio.
Uma carga de bateria permite um tempo de vôo de até 30 minutos, e ele pode ser operado remota e automaticamente, em uma rota pré-programada. A estrutura do drone está equipada com um sistema flexível de conexão de carga útil padronizada de até 200kg.
Isso significa que diferentes dispositivos podem ser montados na estrutura, dependendo da aplicação. Para proteção das culturas, o drone grande é equipado com dois tanques de líquidos, uma bomba e uma barra de pulverização. Os voos podem ser realizados em baixas alturas e é possível realizar a cobertura de uma área de até 6ha/h.
Esse primeiro grande drone agrícola é o resultado de uma colaboração entre a John Deere, que traz conhecimento das necessidades dos agricultores, e o pioneiro da Urban Air Mobility Volocopter, cujos taxis voadores formam a base tecnológica do VoloDrone.
Ambas as empresas veem um grande potencial para o uso do VoloDrone na agricultura, com capacidades que variam de topografia difícil a maior eficiência no uso de agentes de proteção de culturas. Testes apropriados de voo e aplicação serão realizados com o pulverizador VoloDrone durante a próxima safra.
Mais Novidades
Outras novidades de alta tecnologia também estão sendo apresentadas na Zona Tecnológica do Futuro, da John Deere, na Agritechnica 2019. Entre eles estão o eAutoPowr, a primeira transmissão continuamente variável com uma divisão de potência eletromecânica, que levou a medalha de ouro da feira.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Também são destaques no espaço um pulverizador autônomo, trator elétrico semi-autônomo; Inteligência Artificial Tecnologia Blue River e a cabine de comando do futuro, onde a John Deere apresenta um conceito operacional completamente novo. Ao integrar dados climáticos em tempo real, pré-configurações individuais e procedimentos de gerenciamento de tarefas, a cabine se torna o centro de comando para operações agrícolas.
Fonte: Grupo Cultivar