De forma inédita, CRV Lagoa divulga resultados da avaliação genômica de touros Girolando, Trata-se da primeira empresa do segmento a publicar essas informações.
Conselheira confiável dos produtores brasileiros, a CRV Lagoa inova mais uma vez, apresentando um novo conceito de avaliação genômica de touros da raça Girolando, através do Clarifide Girolando. A Central divulga nesta sexta (18) os resultados das avaliações de 14 touros, através do lançamento de uma edição extra do Catálogo Leite Zebu 2019, sendo a primeira empresa do mercado a disponibilizar a informação de animais dessa raça.
Touros avaliados genomicamente:
- Alado FIV Blitz JM Monte Alverne;
- Presidente FIV Bradnick Santa Luzia;
- Sensato FIV Terra Vermellha;
- Farrok FIV Córrego Branco Rio do Leite;
- Honorato FIV Haley Gam;
- Apocalipse Goli FIV WTF da Estiva;
- Eldorado FIV da Prata JAC;
- Segredo FIV Terra Vermelha;
- Master FIV Terrabot;
- Jacuba Master Benfeitor Shottle;
- Logan FIV Rio do Leite;
- Líder L. King TE RPM da Santo Antonio;
- Torpego Paramount SCCJ; e
- RBC Farol Paramount FIV.
A nova ferramenta é resultado de um trabalho de cooperação entre a CRV Lagoa, Zoetis, Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Embrapa, com o objetivo de elevar o nível da qualidade genética dos futuros animais da raça.
A seleção genômica busca o aumento da confiabilidade das predições das PTAs, principalmente para animais jovens. A ferramenta é utilizada para aumentar a acurácia da estimativa dos valores genéticos, reduzindo o intervalo de gerações através da identificação de animais geneticamente superiores, mesmo antes que os mesmos expressem o fenótipo de interesse, além de corrigir possíveis erros de pedigree que impactam negativamente nas estimativas.
“Com apenas uma amostra de pelo é possível gerar várias informações sobre os animais, agregando confiabilidade nas avaliações genéticas. Trata-se de uma ferramenta completa, que auxilia e acelera o melhoramento genético dos animais, facilitando decisões de manejo e seleção, sempre buscando maior lucratividade e eficiência do rebanho”, explica Lilian Jacinto, gerente de produto Leite Tropical da CRV Lagoa.
Ao examinar o DNA de um animal, consegue-se decidir se ele é ou não bom o suficiente para ser mantido no rebanho, adiantando, dessa forma, as decisões de seleção, sendo possível saber de forma acurada o valor genético de um animal com quatro ou cinco anos de antecedência.
- CRV Lagoa contrata Landau da Di Genio
- CP da CRV lagoa divulga resultados do Angus
- Avaliação genômica traz resultados positivos para a Pecuária
O uso da seleção genômica no rebanho é muito simples. Os resultados dos testes genômicos são apresentados como DEP genômicas (DEPg), cujas características avaliadas são Produção Total de Leite, Intervalo entre Partos e Idade ao Primeiro Parto.
Todos os 14 touros divulgados pela CRV Lagoa apresentam avaliações genômicas para as três características e possuem sêmen disponível a pronta entrega, clique aqui para acessar.
CRV Lagoa disponibiliza bastão marcador para verificar cio