Touro tricampeão de rodeio da PBR morre aos 11 anos

Ele é o grande tricampeão de rodeio da PBR morre nos EUA, aos 11 anos; Amigável fora das arenas e demido dentro delas, Bruiser somou apenas 29 patradas em 104 montarias na carreira.

A morte de um lendário tricampeão das arenas foi anunciada nos Estados Unidos, nesta semana. Trata-se do touro SweetPro’s Bruiser, que tinha 11 anos e pertencia ao empresário de rodeios HD Page e a D&H Cattle Company. Bruiser venceu campeonatos tanto pela Professional Bull Riders (PBR) quanto pela Professional Rodeo Cowboys Association (PRCA). Além dele, só o touro Bodacius conseguiu essa façanha.

Na noite de terça-feira, a HD Page e a D&H Cattle Company anunciaram o falecimento do lendário tricampeão mundial da PBR Bull SweetPro’s Bruiser (2011-2022). Ele tinha 11 anos.

Ele é um dos três touros da história da PBR que conquistaram três títulos mundiais (2016-18), ao lado de Little Yellow Jacket e Bushwacker . Little Yellow Jacket  e  Bruiser  são os únicos touros a ganhar três títulos consecutivos. Bruiser, Campeão do ABBI Classic de 2015 e Touro do Ano da PRCA de 2017, e Bodacious  são os dois únicos touros da história a vencer Campeonatos Mundiais tanto na PBR quanto na PRCA.

O touro nascido no rancho de HD em Oklahoma em 2 de março de 2011 se aposentou com o recorde de ter sido “domado” apenas 17 vezes em 60 montarias na série principal. No total, foram 29 paradas em 104 momntarias. Em toda a carreira, rendeu 90 pontos ou mais ao peão que permaneceu os oito segundos em seu lombo por 25 vezes.

O atual campeão do ranking mundial, o americano Daylon Swearingen, foi o último a montar e a resistir no lombo de Bruiser, em Lincoln, no Nebraska, somando 88 pontos.

“É um touro que eu sempre vi brilhar. Minha montaria favorita foi quando Stormy Wing o montou e fez incríveis 95,25 no Novo México. Eu tinha 17 anos na época e sonhava em montá-lo. Bruiser foi um grande touro por tanto tempo e um dos melhores de todos os tempos, e sua genética vai viver para sempre”, disse Swearingen à assessoria da PBR.

Wing também rendeu sua homenagem ao tricampeão: “Eu nunca vou esquecer aquela montaria. Não tenho dúvidas de que Bruiser amava seu trabalho. Ele era um verdadeiro campeão do mundo azul. O campeão de todos os campeões!”

Bandido

No Brasil, o touro mais famoso, temido e nada amigável foi Bandido, que virou até ator de novela da TV Globo. Em cerca de 200 desafios, o touro que pertencia ao empresário Paulo Emílio Marques só perdeu sua invencibilidade uma única vez ao ser montado durante 8 segundos pelo peão Carlos de Jesus Boaventura, em 2001, no rodeio de Jaguariúna. Bandido morreu com câncer na pele em 4 de janeiro de 2009 e deixou como legado 70 filhos e 2 mil sêmens congelados.

Nota Oficial

Bruiser Sweetpro

É com o coração extremamente pesado que compartilhamos o falecimento de Bruiser. O Bruiser da Sweetpro teve o coração de um campeão até o último minuto em seu corpo terreno. Ele nasceu em um fundo ao longo do rio Washita e é lá que ele será sepultado, mas sua vida o levou a lugares que poucos têm a oportunidade de ver.

Pode-se argumentar que nenhum outro touro na história tem tantos outs quanto Bruiser em tantos lugares diferentes e certamente nenhum conseguiu o que ele fez. Ele conquistou os corações de muitos, mas ninguém mais do que sua família, especialmente HD. O vínculo que compartilhavam era algo notável.

Aquele touro deu 1.000% para HD desde o momento em que ele o empurrou com um manequim na primeira viagem até sua última viagem. Poderíamos listar seus elogios, são muitos e impressionantes, mas o que nós do Rocking P lembraremos é de sua belezura e de suas falas, da inteligência que se via em seus olhos quando olhava para você e de sua enorme personalidade.

Bruiser deixa um enorme espaço vazio em nossos corações, mas somos gratos por seu tempo conosco. Foi uma honra ser seu povo, e sentiremos sua falta.

“ Cord McCoy fala sobre como sua carreira foi tão especial, sendo capaz de entrar no Bushwacker e, para mim, este é o mesmo negócio”, disse Swearingen ao PBR.com na noite de terça-feira. “É muito legal que eu tenha sido o último a montar no Bruiser e o último a resistir ao Bruiser.

“Ele é um touro que eu sempre vi crescer. Meu passeio favorito foi quando Stormy Wing o montou. Bruiser foi um grande touro por tanto tempo e um dos melhores de todos os tempos, e você verá sua genética para sempre.”

O diretor de pecuária da PBR, Cody Lambert , disse após o segundo título mundial de Bruiser em 2017 que nenhum touro poderia seguir os passos de Bruiser.  

“Bruiser tem tudo, e ele tem a melhor personalidade”, disse Lambert. “Ele é o touro mais legal. Ele é o maior animal de estimação. Tudo sobre ele, nunca veremos outro. Podemos ver um que resiste tanto, mas ele provavelmente será malvado, e então podemos ver um que é tão gentil, mas ele pode não resistir tanto.

“Nós nunca, nunca veremos outro Bruiser.”

Uma coisa que o esporte verá no futuro é muitos filhos e netos de Bruiser nos próximos anos.

Bruiser tem sido um pilar do programa de criação da D&H Cattle Company, e já existem muitos touros com linhagens que remontam a Bruiser na PBR e na PRCA.

O bicampeão mundial José Vitor Leme (2018): “Foi certamente um sonho pilotar o Bruiser. Eu não acho que exista um lugar melhor do que Vegas para isso acontecer. Estou muito feliz por 93,5.”

Campeão da PRCA de 2012, Cody Teel (2019): “É apenas uma grande oportunidade quando seu nome está ao lado de Bruiser, porque você sabe que tem uma boa chance de vencer.”

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM