
Premiação de machos e fêmeas teve desfile dos campeões pelo Boulevard do Parque Assis Brasil; Touro mais pesado da raça Devon leva título de Grande Campeão da Expointer 2024
O Grande Campeão Devon da 47ª Expointer, touro Camboatã TE 969 Netuno M901 CTE 570, é também o exemplar mais pesado da raça na exposição – um gigante de 1.190 kg. O animal do box 1079 e tatuagem TE 969, é da Camboatã Agropecuária, de Camaquã (RS), do criador Marcos Pandolfi e expositora Eliana de Souza Pandolfi.
O título de Reservado de Grande Campeão foi para o exemplar do box 1071, tatuagem 1482, do criador e expositor Reinaldo Cherubini Filho, de Guabiju, na Serra Gaúcha. O julgamento ocorreu na tarde desta quarta-feira (dia 28), na pista 5 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Marcos Pandolfi conta que é uma dupla comemoração para a Cabanha. “Esse touro é de uma linhagem Stonegrove, um Malevo que foi importado da Inglaterra com uma vaca da nossa cabanha, em uma transferência de embrião com uma grande campeã da Expointer de 2022. E a reservada é uma vaquilhona filha do Grande Campeão, é uma linhagem da cabanha que representa bem a raça em qualquer lugar. Estou muito feliz”.
Entre as fêmeas, a Grande Campeã é a vaquilhona do box 1055, tatuagem 678, Bangalabi 24498 678 de Santa Lúcia, da Cabanha Santa Lúcia, do criador e expositor Gilson Barreto Hoffmann, de André da Rocha (RS). “A mãe dela é filha de vaca inseminada com sêmen importado da Austrália e o pai foi Campeão 2 anos da Expointer e ainda venceu o troféu Chiripá, é um sangue com procedência da Fazenda da Pedreira, do professor Cirne-Lima. Tínhamos grande expectativa de conseguir o prêmio máximo com esse animal, estamos muito contentes”, comemora Hoffmann.
A Reservada de Grande Campeã é a fêmea Camboatã 2246 Netuno C976, box 1051 e tatuagem 2246, filha do Grande Campeão, conforme relatou o criador e expositor Marcos Evaldo Pandolfi, da Camboatã Agropecuária, de Camaquã (RS).

O jurado Eduardo Duval destacou como ponto forte o grande equilíbrio apresentado. “São animais que possuem funcionalidade para aquilo que eles se propõem, que é a produção de carne. Vimos em pista animais modernos, carniceiros, com esqueleto com harmonia e perfeito equilíbrio entre todas as partes do esqueleto, desde o anterior, o meio e até o posterior. O desfile foi um show de animais evoluídos geneticamente pelos nossos criadores, o Devon está de parabéns.”
A premiação dos campeões Devon e Bravon, rústicos e de argola, ocorreu no início da noite, no estande da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), com um animado desfile dos exemplares premiados. “Foi um grande dia, o que vimos em pista foi o reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos criadores”, ressaltou a vice-presidente da ABCDB, Simone Bianchini.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
SENAR/SC divulga programação com aproximadamente 400 cursos gratuitos disponíveis para abril
A iniciativa, realizada em parceria com os Sindicatos Rurais, visa promover conhecimentos e auxiliar no aperfeiçoamento de técnicas para implementar nas atividades do campo.
Fim de semana gelado: frente fria vai congelar o Rio e SP: Veja o que esperar
Uma nova frente fria que se formou no Sul do Brasil já alcançou a região Sudeste, e o clima deve seguir instável pelos próximos dias, afetando especialmente São Paulo e Rio de Janeiro
Continue Reading Fim de semana gelado: frente fria vai congelar o Rio e SP: Veja o que esperar
Super picape Scania surpreende e empresa fala sobre sua produção, “4×4 que topa tudo”
O anúncio inesperado da super picape Scania V8 Ute, um 4×4 que promete unir potência extrema, versatilidade e conforto premium. Com um visual robusto e agressivo a empresa disse ainda: “O bruto diminuiu”
Selic deve superar 15%: veja opções de crédito com juros a partir de 2% ao ano
Os juros não param de subir, especialistas afirmam que pode superar os 15%; empresa especialista em crédito rural oferece juros menores para o custeio, veja condições
Continue Reading Selic deve superar 15%: veja opções de crédito com juros a partir de 2% ao ano
Vídeo: Pecuarista sobrevoa fazenda de Amado Batista ao lado do cantor e se surpreende
Recentemente, um vídeo exclusivo revelou detalhes dessa propriedade, durante um sobrevoo feito ao lado do médico e pecuarista Dr. Bernardo Guimarães, amigo pessoal de Amado Batista.
Conheça a raça Maronesa, bovino selvagem descendente direto do Auroque
Descendente direta do Auroque ibérico, a raça Maronesa desafia os séculos com rusticidade, origem selvagem e uma carne certificada que virou símbolo de tradição e qualidade em Portugal.
Continue Reading Conheça a raça Maronesa, bovino selvagem descendente direto do Auroque