Touro Grendene é um dos campeões nacionais do PNAT

Escolhidos entre mais de 160 touros participantes, os animais selecionados irão para a central de distribuição de sêmen para todos os rebanhos colaboradores do PMGZ.

Aconteceu nesta quinta (25) em Uberaba Minas Gerais, durante a Expogenética 2022, a divulgação dos 13 touros vencedores do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), que faz parte do PMGZ, um dos maiores programas de avaliação genética da raça zebuína no Brasil. Um dos vencedores da raça nelore este ano, foi o animal Doblô da Gren.

Escolhidos entre mais de 160 touros participantes, os animais selecionados irão para a central de distribuição de sêmen para todos os rebanhos colaboradores do PMGZ.

“É a demonstração do resultado de todo um trabalho de melhoramento constante. Há quatro anos consecutivos classificando sempre animais no PNAT, a Grendene comprova que o trabalho está no rumo certo e que está cada vez mais contribuindo para a pecuária nacional”, explica o técnico do PMGZ, Fabio Ferreira.

Touro-Grendene-é-um-dos-campeões-nacionais-do-PNAT
Foto: Divulgação

O programa tem como diferencial um processo de seleção democrático, que conta com a participação de criadores, técnicos e centrais de inseminação e a distribuição gratuita de sêmen a propriedades cadastradas na ABCZ. Com uma grande quantidade de touros selecionados, o PNAT vem contribuindo para a manutenção da variabilidade genética das populações zebuínas sob seleção.

“Ver nossos animais se despontando em provas tão criteriosas como essa, mostram que todo o esforço que fazemos, de toda a nossa equipe, da porteira para dentro, vale a pena. São anos e anos de avaliação, conformação e trabalho para que a genética possa ser apurada e tudo isso ter apenas um objetivo final: mais rendimento, em menos tempo e com muito mais sustentabilidade”, enfatiza o diretor de pecuária da Grendene, Ilson Correa.

Inscrições abertas para rebanhos colaboradores do PNAT
Foto: Divulgação

Inscrições abertas para rebanhos colaboradores do PNAT

Já está disponível no site da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a ficha de inscrição para rebanho colaborador do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2022, onde os criadores interessados em receber doses dos touros classificados nesta edição podem oficializar a solicitação. A expectativa é de que sejam distribuídas 15 mil doses de sêmen dos 23 reprodutores aprovados, sendo dois Brahman, dois Guzerá, dois Nelore Mocho, dois Sindi, dois Tabapuã e 13 Nelore.

Cada criador receberá gratuitamente 30 doses de cada touro ou até 3 touros da raça Nelore. “Os rebanhos colaboradores devem ser obrigatoriamente participantes do PMGZ módulo 1 ou 2. Queremos distribuir doses de sêmen dos touros PNAT para todos os estados, possibilitando a avaliação das progênies dos touros PNAT nos mais variados biomas brasileiros”, explica Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Lauro Fraga destaca ainda que o PNAT tem descoberto há mais de uma década, de forma eficiente, os talentos do melhoramento genético na pecuária zebuína, e neste ano não será diferente. “Dos 23 touros PNAT, temos 23 diferentes pais, o que mostra a variabilidade genética entre os rebanhos selecionadores e ampla opção de escolha para os rebanhos colaboradores, pilares de grande importância para o crescimento do programa, democratização e melhoria da qualidade genética da pecuária nacional. Em 2021, o PNAT distribuiu sêmen para 229 rebanhos colaboradores. No início em 2010, eram apenas 39. ou seja, um crescimento de quase 500% em 12 anos. Hoje a genética do PNAT está presente em 24 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal”, diz.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM