Em 31 dezembro de 2012 nascia um reprodutor que deu início a um novo ciclo dentro do Nelore Pintado; conheça um pouco da história do progresso da raça no Brasil nos últimos anos
O ano era 2012, quando muitos diziam que eventos cataclísmicos iriam trazer o fim do mundo durante o mês de dezembro. A verdade é que um evento de grandes proporções aconteceria no dia 31 de dezembro aquele ano, quando na Fazenda Santa Maria do Apa, no Mato Grosso do Sul, nasce um bezerro que traria um novo rumo para o Nelore Pintado.
DRUSO DA CA (RG: HCA 4408) foi o nome escolhido para batizar o então bezerro pintado de vermelho, filho de Cubaninho da STA na matriz Regata da STA. Nascido do pé de sua mãe, criado e recriado no pasto, ele viria a escrever uma das principais histórias do Nelore Pintado.
Ainda jovem já apresentava uma estrutura invejável. Druso da C.A. é hoje um dos melhores indivíduos do Nelore pintado vermelho e branco pela sua estrutura, carcaça moderna e um racial desejado. Tornou-se um grande reprodutor, pai, avô e bisavô de inúmeros animais de destaque na raça.
Sua história de vida passa por dois berços do Nelore Pintado no Brasil, tendo nascido na fazenda de Helinho Corrêa, posteriormente ele foi adquirido por João Antônio do Nelore Pintado V3!
Em um momento onde a Marca V3 resolveu abrir o sangue do Nelore Pintado, utilizando reprodutores pintados em vacas brancas, um dos principais touros do pintado de vermelho foi DRUSO DA CA. Nessa primeira geração nascida, já vieram Futuro FIV V3, Destaque FIV V3, Dijon da Mat, além de grandes matrizes.
Quando o Nelore Pintado ganhou o mundo das pistas de julgamento, Druso da CA nos mostrou mais uma vez sua importância. A primeira Campeã Bezerra Expozebu Nelore Pelagens da Expozebu, Dama FIV Syagri, é filha do Druso da CA.
A primeira Campeã Novilha Maior Expozebu, Mágica FIV GC da SL, é filha do Druso da CA.
A primeira RESERVADA GRANDE CAMPEÃ EXPOZEBU NELORE PELAGENS, Mágica FIV GC da SL, é filha do DRUSO DA CA.
- Leilão fica marcado na história do Nelore Pintado brasileiro
- Ratinho fica surpreso com a beleza do Nelore Pintado de preto
- Nelore Pintado é uma das raças que mais crescem no Brasil
O primeiro Campeão Bezerro Expozebu Nelore Pelagens, Anúbis FIV OT, é um filho do Druso da CA.
DRUSO DA CA marcou seu nome da história da pecuária e mostra-se um verdadeiro marco da ‘VIRADA’ de chave que o nelore pintado teve em sua trajetória. E por tudo isso, é um dos principais reprodutores da raça!
Nelore Pintado é uma das raças que mais crescem no Brasil
No Brasil há um velho ditado popular que diz: “Beleza não põe a mesa”. É como se quisesse simplificar outro provérbio de significado mais evidente: “Beleza e formosura não dão pão nem fartura”. Seja como for, a beleza não põe a mesa, mas abre o apetite. E foi com apetite implícito e voraz que a variação pintada – de preto e vermelho – do Nelore, o entitulado de Nelore Pintado, vem crescendo de forma acelerada nos últimos anos.
O Nelore Pintado se tornou uma das raças que mais crescem no Brasil, por ser uma raça zebuína, da família do Nelore convencional, tem a vantagem de possuir uma pelagem exuberante, exótica, o que torna cada animal único, exclusivo. Importante ressaltar que o Nelore é rico em variação de cores, inclusive produzimos um artigo para falar de todas as variedades de cores do Nelore.
Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ao CompreRural , os registros de nascimento (RGN) em 2022 foram de 5.801 animais, enquanto em 2023 foram 7.851 animais registrados, um crescimento de quase 26%. Já nos registros definitivos (RGD), foram 3.755 animais registrados em 2022, enquanto em 2023 foram 4.529, um crescimento de 17%.
Para mais informações, fale com o Leandro pelo WhatsApp.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.