Raça zebuína é uma das mais utilizadas no continente africano; animal é um touro reprodutor da raça Boran de grande expressão na África do Sul, comprador diz que quer mudar pecuária do Zimbábue
Ao lado das raças Afrikaner, Ankole, Sanga, Nguni e Bonsmara, o Boran se destaca com uma das principais raças criadas no país sul-africano. Há cerca de quinze dias, o Boran produziu um recorde mundial da raça, um reprodutor foi arrematado por cerca de R8 milhões – Rand, moeda oficial da África do Sul – aqui no Brasil isso representa cerca de R$ 2.433.295,00, isso mesmo, mais de R$ 2,4 milhões, estabelecendo um novo recorde de valor pago por um touro naquela país.
O touro Boran CYCLONE-BH18-749 foi vendido neste preço milionário no 10º Leilão de Produção da fazenda Hurwitz, realizado no Bull Ring em Davel, Mpumalanga, no sábado (03). Davel é um assentamento na província de Mpumalanga , na região Nordeste da África do Sul, cerca de 180 quilômetros de Johanesburgo. O touro é filho de Picasso GF10-23. Seu pai infelizmente morreu em um acidente quando foi atingido por um raio na fazenda em 2022, o comprador do CYCLONE também comprou o sêmen do seu pai por valores recordes durante o leilão.
Quem ofertou o animal foi a fazenda Hurwitz, dos irmãos Simeon e Jarren Hurwitz, famosa por ser um dos maiores criatórios de seleção de gado Boran do mundo, a raça é composta por genéticas quenianas e zambianas. Simeon disse não acreditar no recorde produzido por Cyclone na raça Boran, mas que de fato o animal é fora da curva.
“Fenotipicamente, ele é simplesmente soberbo. Ele é um animal inacreditável, quase impecável. Do lado genético, Cyclone foi gerado por Picasso, um dos touros mais famosos da África do Sul. Toda a progênie de Picasso se saiu excepcionalmente bem. Adquirir algo de Picasso mostra o verdadeiro mérito do que Picasso era”, disse Simeon.
Falando sobre o leilão, Simeon disse: “O leilão foi um sucesso absoluto e superou todas as nossas expectativas. Foi incrível ver quantas pessoas estiveram aqui, ofertamos o que tínhamos de mais alto nível. Os compradores que estavam aqui mostraram sua apreciação pelo que estava em oferta” – ressaltou o criador.
O leilão da fazenda Hurwitz é um evento importante do setor, atraindo entusiastas e compradores de Boran de todos os lugares e é um dos pioneiros da África do Sul na raça Boran com quase 30 anos de seleção.
O comprador foi a agropecuária Sinyo Boran Stud, com sede na província de Hwedza Mashonaland, no Zimbábue. Segundo informações obtidas pelo CompreRural, a empresa foi estabelecida em 2021 e vem investindo em genética de alta qualidade e selecionando os melhores animais da raça Boran.
Na página do Sinyo Boran no Facebook, eles estavam muito animados em anunciar sua nova aquisição e disseram: “Hoje damos as boas-vindas a Cyclone na Sinyo Borans. A emoção é real! Quebrando novos recordes e barreiras para construir um sólido projeto Boran, usando uma linhagem comprovada como um dos nossos principais pilares. A agenda de construir a melhor genética Boran criada no Zimbábue está em andamento e ao nosso alcance. Cyclone, assim como seu pai Picasso, desempenhará um papel fundamental em nossas metas de criação e os próximos nove meses serão emocionantes! Obrigado novamente aos nossos bons amigos da fazenda Hurwitz por finalmente lançar seu melhor touro, embora sob forte concorrência de outros pecuárias tradicionais” – confessou o criador.
Collen Tafireyi da Sinyo, disse estar muito feliz pela aquisição e que usará CYCLONE com base para formar seu rebanho no Zimbábue, o pecuarista tem formado a base do seu rebanho com animais da fazenda Hurwitz. O produtor já usa o sêmen do seu pai, Picasso, no seu programa de transferência de embrião.
“Estamos animados por termos adquirido este touro de ponta. Cyclone vai desempenhar um papel importante em nossos planos futuros em termos de qualidade de criação. Nosso plano é criar o melhor dos Borans no Zimbábue. Queremos colocar o Zimbábue no mapa da pecuária mundial”, disse Tafireyi.
O pecuarista gostou do Cyclone desde o momento em que o viu pela primeira vez em uma visita à Hurwitz. Tafireyi inicialmente queria comprar o Cyclone há oito meses, mas o touro não estava disponível na época. Quando o Cyclone foi finalmente colocado no leilão, Tafireyi não perdeu a chance de comprar o animal.
“Não se trata do preço. Era sobre conseguir o que eu mais valorizo — ser a maior e melhor fazenda Boran da África. Quero estar entre os melhores criadores de Boran do continente. Quero ser conhecido pela melhor qualidade e genética de gado na África. “Ele explicou que continuaria a apoiar os irmãos Hurwitz porque sempre confiou em sua maneira de selecionar. “A Fazenda Hurwitz é um modelo para nós” – enalteceu o criador.
Visivelmente muito feliz, o criador observa que foi movido por um forte desejo de construir um dos melhores reprodutores Boran da África. Ele vê o Boran como a raça de escolha não apenas no Zimbábue, mas em toda a África.
“O gado Boran é tolerante à seca, eles comem de tudo, se dão bem mesmo em condições difíceis. Eles são a raça para a África e este touro será a pedra angular do meu projeto, enquanto eu me esforço para me tornar o maior criador Boran da África”, disse o Sr. Tafireyi.
Segundo os veículos de imprensa do Zimbábue, Collen Tafireyi, escreveu de uma vez por todas seu nome na história da pecuária do país, demonstrando a seriedade do país e seus cidadãos na reconstrução da pecuária nacional após anos de desempenho abaixo do esperado.
“Estou na pecuária há apenas três anos, mas meu plano é transformar toda a indústria pecuária no Zimbábue e, para isso, precisamos ter a melhor genética e os melhores touros para os acasalamentos certos”, disse o Sr. Tafireyi em uma entrevista gravada no YouTube logo após o leilão.
Espera-se que seu premiado touro Cyclone tenha um impacto significativo na pecuária do Zimbábue, com o objetivo de elevar os padrões de criação e transformar a indústria em uma das melhores do continente africano por meio de investimentos em genética de ponta e compartilhamento de conhecimento.
O Boran foi desenvolvido na África oriental, mais especificamente no planalto de Borana, no sul da Etiópia. Esta área foi para onde todas as diferentes raças migraram para seus vários destinos na África.
No Brasil, a raça Boran desperta curiosos e admiradores, mas ainda não há registros de criadores no país, é sabido que o Paraguai, país vizinho, possui genética disponível para venda.
Há registro de criadores brasileiros que foram até a África ver os animais de perto, considerando uma possibilidade de importá-los para o Brasil. Em 2013 uma comitiva de técnicos e criadores estiveram visitando fazendas na África do Sul, para troca de experiências e conhecer melhor os animais e as características da raça Boran.
- Conheça a raça africana Boran, admirada pelos brasileiros
- Raça africana Boran chama atenção e tem parentesco com o Nelore
Estudos genéticos no International Livestock Research Institute (ILRI) mostraram que a composição genética do Boran do Quênia é única. A composição genética da raça é predominantemente zebu, mas há também rastros genéticos de linhagens taurinas, quem são atribuídas a cruzamentos com as raças Sahiwal ou Brahman.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.