Touro Canchim na vaca Nelore dá o resultado que precisamos

A sociedade só tem a ganhar com o avanço pecuário que as instituições trazem para o setor – Canchim é exemplo

O cruzamento do touro Canchim, com a vaca Nelore traz bons resultados. A intensificação pecuária muitas vezes se faz necessário quando criador não tem outra alternativa, à não ser buscar o aumento de produção e produtividade em uma área menor, onde, principalmente o custo elevado da terra, força com que o pecuarista tenha que lançar mão de ferramentas para o aumento da eficiência e produzir um maior volume num menor espaço disponível.

Intensificação

touros canchim na avaliacao de desempenho no iz
Foto: Marcio Peruchi

Porém a intensificação é um grande desfio e se não for encarada de modo extremamente profissional, o risco do insucesso pode ser gigantesco. Daí a importância do pecuarista ter uma boa base que sustente de forma segura todo este processo. Dentre as principais, estão a genética, o manejo nutricional e de pastagem, cuidados sanitários, gestão do manejo e controle de dados zootécnicos.

Podemos dizer que esta base citada acima são os insumos que o pecuarista tem que ter para alcançar os objetivos desejados. Gestão e manejo, são insumos que não se compram, mas se adquirem através do empenho e dedicação e o olhar atento do pecuarista.

Já os demais itens correlacionados à genética, manejo nutricional e sanitário podemos dizer que são insumos que se encontram disponíveis para compra no mercado e esses produtos tem que mostrar eficiência e trazer bons resultados ao pecuarista, caso contrário o risco do insucesso dentro do processo de intensificação pode aumentar.

Gestão

Portanto pode se dizer que a gestão qualificada dos dados zootécnicos que apontam a eficiência dos insumos são o que vão determinar o sucesso de uma atividade.

Nesta matéria vamos compartilhar com vocês um grande caso de sucesso de uma pecuária intensificada numa região do estado de São Paulo onde o valor agregado da terra é uma das maiores do Brasil e a competitividade com outras atividades é enorme e uma pecuária nesta região só se torna viável se o pecuarista for extremamente eficiente em sua intensificação, em seus apontamentos e na gestão de controles zootécnicos para poder se acercar de insumos de alta qualidade e confiabilidade.

touro canchim - E-Duke da ILMA
Foto: Divulgação

Segundo o Adriano Lopes, “Existe uma situação bastante interessante. O Maurício Alencar veio fazer uma palestra aqui, ele estava explicando os tipos e os cruzamentos industriais. Você cruza a raça A com a raça B, depois o que fazer com a fêmea ele foi explicando e e lá na década de oitenta quando se idealizou o cruzamento industrial, tem o cruzamento retrocruzado, tem uma variedade de sistema de cruzamento e aí o que aconteceu na verdade, o gado virou um “saladão” e ninguém sabia o que fazer com os cruzamentos aí no final ele falou assim ‘é vocês optaram pelo mais simples. Que é o touro canchim na fêmea nelore, vai bem também em fêmeas cruzadas.’

Raça A com raça B depois volta o B, não C e e dribla o C no D e virou uma ‘salada’ né? O gado virou uma saladão, acho que foi mal orientado lá atrás. O touro canchim na vaca nelore dá o resultado que a gente precisa e e é o mais simples. Falei fora o avanço genético que a raça tem hoje em relação a muitas outras. “, explica ele.

As novilhas foram o para semi-confinamento com pré-secado e sal proteinado de alto consumo Bellman, onde conseguimos o desempenho satisfatório com ganho de peso de 0,900 kg dia, o resultado econômico financeiro não foi tão bom quanto dos bois que foram aos 18 meses de idade com 14,5@ com suplementação proteica desde o creep até ir para o confinamento Coplacana em sistema Boitel atingindo 1.7 kg ganho de peso diário, rendimento de Carcaça de 57% e peso de abate de 21@ aos 21 meses após 87 dias de confinamento gerando assim um ótimo resultado econômico/financeiro.

Raça Canchim

A raça Canchim ingressou no Centro de Pesquisa da ESALQ – USP na década 1980, onde numa iniciativa, criadores de todo o Brasil por meio da Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) fomentou a doação das primeiras novilhas para a base do plantel de matrizes da Universidade que por muitos anos sediou grandes Provas de Ganho de Peso da raça sempre sob o comando do Professor Flávio Portella com o apoio da EMBRAPA pelas mãos do pesquisador Pedro Franklin Barbosa.

A sociedade só tem a ganhar com o avanço pecuário que estas instituições trazem para o setor com investimentos e estudos em ferramentas que buscam aumentar a produtividade de nossos rebanhos e os resultados da Fazenda Santa Gertrudes sob o comando do nosso amigo Daniel que vem trocando experiências conosco nestes últimos tempos é um exemplo clássico dessa atuação e extensão da pesquisa entre o setor produtivo e a universidade. Comentários de Adriano Lopes – Zootecnista responsável pelo Canchim ILMA.

Superioridade no gancho, lucro certo no bolso

Em propriedades tocantinenses, o Canchim mostra porque é imbatível no cruzamento industrial e um grande aliado na obtenção de resultados em uma pecuária que constrói modernidade.

É na rotina de fazendas espalhadas por todos os biomas do país, em diferentes modelos produtivos e de tecnificação, que se observa os incrementos trazidos pelo gado Canchim ao negócio pecuário. O trabalho da família Filatier – pai Roberto Aparecido e os filhos Flávio Lourenço, Vandré Roberto e João Marcos – acontece em Palmeirante, Norte de Tocantins, quase Amazônia. No início de outubro, eles abateram um lote de 18 garrotes F1 que deram verdadeiro show no gancho.

Na faixa entre 24 e 30 meses de idade, eles alcançaram peso médio de 23,5 arrobas e rendimento de carcaça de 54%, confirmando as suspeitas de Flávio que apontavam este perfil F1 como o mais pesado das duas fazendas do sistema. Os Filatier possuem ainda animais anelorados, cruzados gir, F1 com Aberdeen Angus e three cross Canchim. Ele constatou que no seu modelo de pastagem com suplementação mineral proteinada, a F1 Canchim pesa até duas arrobas a mais que os outros produtos.

A família relata que todas as crias, após completarem 14@ de peso, começam a receber algum reforço de ração comercial com 18% de proteína. O sistema dispõe ainda de um pastejo rotacionado com capim Mombaça. Após a curta recria, os bovinos vão para terminação de 60 a 90 dias, onde tudo é intensificado, introduzindo o volumoso de silagem de milho. Essa boiada meio sangue Canchim ficou 65 dias no regime, enquanto outras seguem para os três meses.

A silagem é proveniente de lavoura própria e também produz grãos. Essas áreas de cultivos servem para reformar pastagens que, após receber a cultura, voltam a produzir capim e receber o gado. Flávio ainda destaca que o Canchim é formidável para o cruzamento industrial com cobertura a campo. “Não existe raça igual em termos de desempenho em todos os sentidos, sem contar a alta libido dos touros que não sossegam”.

No repasse, os touros Canchim emprenham em média de 15 a 20% do que os Nelore e Tabapuã, segundo informa o pecuarista. “No sol a pino, enquanto os pretos estão deitados na sombra, o Canchim está caminhando, namorando e se alimentando”, reforça. Os Filatier possuem um núcleo de seleção de Canchim PO, em formação, com 17 fêmeas. Chama-se Canchim Santa Maria.

Celebração de 70 anos da raça

Gado Canchim há 70 anos reconhecido como Raça Canchim. Um grande trabalho de Pesquisa e da Ciência formando o precoce brasileiro.

Raça canchim foi criada a partir da rusticidade do nelore somada á produtividade do charolês, visando exatamente às qualidades de resistência e produtividade. O gado zebu, introduzido no Brasil no século passado, foi largamente utilizado em cruzamentos absorventes nos rebanhos de gado crioulo no país. O gado indiano, conhecido pela sua habilidade de viver nos trópicos, adaptou-se de tal forma em nossa terra que em pouco tempo povoou grandes extensões de campos nativos, melhorando consideravelmente a pecuária de corte nacional.

Apesar de sua rusticidade, verificou-se ser o gado zebu inferior às raças européias quanto à precocidade e rendimento de carne, sendo necessário uma melhora genética dos bovinos existentes.

A raça utilizada nos trabalhos de cruzamento para formação do gado canchim foi a charolesa, por se tratar de uma raça de grande rendimento e, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCan), a única raça européia especializada para corte a apresentar condições satisfatórias de adaptação natural ao Brasil Central.

Características do Canchim

Touro Canchim Gato LS

O Canchim é fruto de um trabalho científico que visa viabilizar economicamente a obtenção de carne de melhor qualidade nas condições brasileiras. O touro canchim, cobrindo a campo vacas aneloradas, produz novilhos precoces e cumpre a finalidade qual foi idealizado, destacando-se e relação a outras raças.

Via: Canchim Ilma

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM