Touro Agressivo: atleta de 900kg temido por peões vale R$ 700 mil

Avaliado em R$ 700 mil, o “atleta” de 900 quilos é o mais temido por derrubar os peões antes dos oito segundos. Na carreira, touro Agressivo chegou a pular até 36 vezes para derrubar um peão.

Com 9 anos, o touro já foi premiado com os títulos:
  • “Touro do Ano”, em 2010;
  • “Melhor Touro de Barretos”, em 2010;
  • “2º Melhor Touro”, em 2011;
  • e 13 fivelas de “Melhor Touro”.
Nos desafios, conseguiu derrubar os campeões nacionais Edevaldo Ferreira e Elton Cide antes que o cronômetro chegasse aos sete segundos. Entre os destaques do Rookie of The Year, os peões Paulo Lima, Renato Nunes, Rubens Barbosa e Magno Alves também não aguentaram ficar no lombo do bovino.

Treino e tratamento VIP

arte---touro-agressivoO touro, que vive em uma fazenda em Icem, na região de São José do Rio Preto, tem uma rotina de treinamentos que incluem caminhada no pasto e em esteiras para manter o condicionamento físico. Todos os movimentos do Agressivo são supervisionados por uma equipe de veterinários particulares e também de uma faculdade da região. Além disso, o treinamento conta com uma série de exercícios para que Agressivo consiga os melhores desempenhos nas arenas. A rotina só muda quando o animal está em competição. Os cuidados com o touro não se limitam ao treinamento físico. Agressivo não pode sair da dieta.

Uma equipe é responsável por cuidar da alimentação do touro, composta por farelos energéticos e balanceados. Os 30 quilos diários de alimentação são compostos de farelo de aveia, cilagem, farelo de milho e ração,mantém rotina de treinamentos que incluem caminhada no pasto e em aparelhos do tipo esteira. Além disso, faz caminhadas e passa por uma série de exercícios para conseguir os melhores desempenhos nas arenas. A rotina só muda quando o animal está em competição. Segundo o proprietário, o cuidado preventivo com o animal é uma medida para evitar o cansaço e lesões. “Os veterinários trabalham com exercícios para a musculatura de resistência de até dez minutos e de explosão para que ele aguente pular os oito segundos”, explica.

A equipe também não deixa o Agressivo sair da linha com a alimentação. Os farelos são energéticos e balanceados. Os 30 quilos diários de alimentação são compostos de farelo de aveia, cilagem, farelo de milho e ração.A rotina prévia da competição inclui avaliações médicas, tratamento contra carrapatos e também uma série de exames para verificar se o touro está em condições para participar dos rodeios.

Um dos únicos peões que pararam no touro, Luciano Henriques de Castro, veja montaria

YouTube video
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM