A rentabilidade de uma fazenda de gado de corte não está somente ligada ao ganho diário de peso do rebanho ou a nutrição de qualidade, por exemplo.
A lucratividade deve ser buscada através da gestão da fazenda. Defina objetivos, busque maneiras eficazes, valorize cada colaborador da fazenda, use bem os recursos e invista em novos com sabedoria.
Até não muito tempo atrás, muitos enxergavam a pecuária como uma “poupança”: você larga o gado no pasto, ele engorda e rende dinheiro. Mas os tempos mudaram, e a pecuária não é mais assim tão simples. Contudo, apesar da complexidade da atividade tenha aumentado, isso não significa que ela tenha deixado de ser rentável!
Você acredita que o segredo para que sua fazenda seja mais rentável esteja nas vacas gerando mais bezerros? Que a chave para uma maior rentabilidade esteja no ganho diário de peso do seu rebanho? Que seus animais precisam ter uma boa genética? Que a nutrição de seu rebanho seja de qualidade?
Se você acredita nos pontos mencionados, você não está errado, pois tudo isso é muito importante. Mas a rentabilidade de uma fazenda de gado de corte não está somente no alto desempenho dos indicadores zootécnicos, afinal de contas, muitas vezes altos desempenhos são acompanhados de altos investimentos e altos riscos, o que pode vir a diminuir o lucro da fazenda, ou até mesmo levála ao prejuízo.
Por esse motivo, a lucratividade deve ser buscada através da GESTÃO DA FAZENDA.
- Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
- STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
- Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
- Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
- Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Definir objetivos para a fazenda, traçar metas e buscar formas eficazes de atingi-las, valorizar o conhecimento e habilidades das pessoas que atuam no dia a dia da fazenda, usar bem os recursos já existentes na propriedade e investir com sabedoria em novos recursos necessários. Tudo isso para que todas as engrenagens da fazenda – pessoas, animais, clima, solo, manejo, genética e nutrição – estejam bem encaixadas e funcionando corretamente, para que o lucro seja alcançado.
Mas na prática, como isso funciona?
Baixe o E-book da Jetbov e tenha acesso ao conteúdo por completo.