A capacidade do meio-sangue Senepol de aumentar a eficiência do rebanho de corte não é um acontecimento fortuito. Pelo contrário, foi tudo planejado.
A pecuária de corte brasileira, com base na raça Nelore, descobriu no cruzamento industrial uma grande vantagem em produtividade e precocidade. Além disso, permite ao produtor aproveitar o melhor de cada raça, trazendo maior lucratividade a propriedade. Confira abaixo!
O cruzamento industrial com a raça Senepol está dominando os pastos brasileiros e o meio-sangue Senepol já é considerado uma verdadeira revolução na pecuária de corte nacional!
Sabe por quê? Preparamos esta matéria para te mostrar! Confira!
A origem da raça Senepol e seu propósito
A capacidade do meio-sangue Senepol de aumentar a eficiência do rebanho de corte não é um acontecimento fortuito. Pelo contrário, foi tudo planejado: a genética da raça Senepol foi pensada desde a sua origem para melhorar a eficiência do rebanho de corte bovino em países de clima tropical.
A sua base vem dos anos 1800, quando bovinos da raça N’Dama foram importados do Senegal, oeste da África, para as Ilhas Virgens, no Caribe. A N’Dama era reconhecida por ser uma raça resistente ao calor, insetos, parasitas e doenças. Sua característica mais importante era a habilidade para sobreviver em regiões pobres de pastagens. Os criadores no Caribe responsáveis pela importação eram da família Neltropp e foi um herdeiro dessa família que, em 1918, decidiu introduzir a genética inglesa da raça Red Poll no rebanho, até então ainda puro do N’Dama. A Red Poll é uma raça altamente precoce, caracterizada pelo rápido ganho de peso e muito bem reconhecida no mercado pela qualidade de sua carne.
Esta mescla resultou nas bases do Senepol: uma raça precoce, taurina, adaptada ao clima tropical e com características de excelência para produção de carne. O nome seria registrado apenas em 1954 (junção de Senegal com Red Poll).
Genética feita para produção de carne de excelência
A raça Senepol, pela sua origem (descrita no item acima), tem genética feita para produção de carne. Os animais têm comprimento, profundidade e largura, características que dão à carcaça um grande espaço para preenchimento com carne. São naturalmente musculosos, com alto percentual de carne nas regiões nobres do animal. Suas pernas são curtas, retirando o excesso de ossatura na carcaça (nas pernas não se deposita carne). A carcaça tem ótimo equilíbrio e acabamento, apresentando rendimento médio de 54%.
Por ser uma raça taurina, a carne tem a típica qualidade de excelência dos taurinos, como o Angus, sem, no entanto, apresentar pelagem abundante, o que impossibilitaria sua criação em países de clima tropical, como o Brasil. O Senepol tem pelo zero e tolerância ao calor, sendo uma raça totalmente adaptada ao clima quente e capaz de se desenvolver em qualquer condição de pastagem.
A carne tem tanta excelência que mais de dois terços dos pecuaristas que trabalham com meio-sangue Senepol recebem bonificação dos frigoríficos, segundo estudo conduzido pela Scot Consultoria. Em média, a maior valorização em comparação com outras raças é na venda de novilhas (23%), seguida por boi magro (18%) e bezerro (17%).
O touro Senepol e a monta a pasto
Única raça taurina capaz de realizar monta no pasto em países de clima quente! Por ser uma raça adaptada ao clima tropical, o touro Senepol é uma excelente opção para a monta a pasto, não necessitando de procedimentos caros e de alto risco, como a inseminação artificial (95% da pecuária de corte se utiliza da monta natural). Os garrotes cobrem a partir dos 14 meses de idade e um touro Senepol adulto cobre entre 50 e 60 vacas a campo, com índice de prenhez superior a 90%.
Rusticidade e adaptabilidade ao clima tropical (facilidade para manutenção nutricional)
A raça Senepol tem excelente conversão alimentar, sendo completamente ambientada ao clima tropical. Os animais têm grande capacidade de encontrar alimentos e de se desenvolver em qualquer tipo de pastagem, conseguindo manter ÓTIMO score corporal mesmo em tempos de seca. O Brasil tem tido períodos de seca cada vez mais intensos, e o meio-sangue Senepol está preparado para esta realidade!
Baixo peso ao nascimento e rápido ganho de peso
O meio-sangue Senepol melhora a vida do pecuarista desde novo. Os bezerros nascem pequenos, com em média 35 kg, sem causar problemas de parto para a mãe. São animais com precocidade impressionante, ganhando peso rápido e alcançando desmama com em média uma @ mais pesado em comparação com outras raças.
Precocidade de abate (maior rentabilidade)
Pela sua facilidade em ganhar peso, o meio-sangue Senepol atinge maturidade com agilidade, abatendo mais rápido que as demais raças. Os machos abatem em média 4 meses antes que as demais raças, enquanto as fêmeas abatem em média 5 meses antes que as demais raças.
Maior segurança e facilidade de manejo
O meio-sangue Senepol é um animal dócil, puxando esta característica da sua genética Senepol. A raça é extremamente tranquila de se manejar, oferecendo mais segurança e mais facilidade para as operações do dia a dia. Trabalhando com o meio-sangue, você reduzirá a zero os acidentes com estrutura e mão de obra em sua propriedade.
Precocidade Sexual
O gado Senepol apresenta rebanho totalmente longevo e produtivo. Os garrotes são precoces para reprodução, estando aptos a cobertura a campo com 14 a 16 meses (existem estudos que mostram que com 12 meses eles já começam a produzir sêmen viável à reprodução). As fêmeas também são precoces, comumente apresentando cio a partir dos 14 meses e sendo extremamente férteis, o que favorece a menor quantidade de matrizes vazias no seu rebanho.
Heterose a pasto
Também chamada de vigor híbrido ou choque sanguíneo, a heterose é um fenômeno pelo qual os filhos provenientes de cruzamento entre raças diferentes apresentam melhores desempenhos, como maior produtividade, resistência e precocidade que seus pais. Por ser uma raça pura 100% taurina, o Senepol garante 100% de heterose com raças
zebuínas, como a Nelore, dando eficiência máxima no cruzamento industrial.
Baixo índice de infestação de ecto e endoparasitas
Estudos realizados nos EUA e Austrália apontam que o cruzamento com a raça Senepol diminui consideravelmente os índices de infestação de moscas e carrapatos do rebanho.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Por ser uma raça oriunda do N’Dama, única raça taurina naturalmente resistente à mosca que causa doença do sono ou Tsé-tsé no continente africano e a carrapatos, o Senepol possui uma capacidade imune elevada. O meio-sangue Senepol apresenta pelo curto (zero) e de alta densidade de fios (porém não é cabeludo como a maioria dos taurinos), gerando maior dificuldade de acesso dos parasitas à pele do animal.
Como introduzir o meio-sangue Senepol no seu rebanho?
O Senepol da Barra tem venda permanente de reprodutores PO Senepol, prontos para cobrir a pasto, com qualidade garantida pela genética de um criatório reconhecido no mercado pelo seu comprometimento com excelência! Entre em contato conosco clicando aqui.
Fonte: Senepol da Barra