A importância dos cavalos para a humanidade sempre será notável, fizemos uma lista onde os animais são os destaques dos filmes
De Alexandre, o Grande a Gengis Khan. Da Ásia à Europa e depois aos outros continentes. Dos Romanos a Pizarro, que conquistou o Império Inca utilizando apenas 30 cavalos, a conclusão que chegamos é que o cavalo era um animal caro, símbolo de status e há milênios faz parte de nosso imaginário.
Há 6 mil anos, cavalos selvagens percorriam as planícies e estepes do mundo. Mas na Idade do Cobre, o povo botai, que habitava o norte do Cazaquistão, começou a caçá-los, atraído pela carne como fonte de alimento e a pele para fazer couro. Mais tarde, os botai os domesticaram. O povo botai e as sucessivas civilizações encontraram nos cavalos, animais fortes, espertos e de boa índole, o melhor dos parceiros.
Ao longo dos séculos, os cavalos acompanharam a evolução dos seres humanos e foram protagonistas, assim como eles, de importantes acontecimentos na história da humanidade como descrito em vários livros.
Confira nossa seleção de filmes de cavalos que fizeram sucesso no cinema
A maioria ficou na memória de muita gente.
Cavalo de Guerra (2011)
A história da amizade entre Albert e seu cavalo Joey. Depois de ser vendido para a cavalaria inglesa durante a Primeira Guerra Mundial, o corcel emociona ambos os lados com sua bravura. Albert se alista para recuperar seu amigo e trazer Joey de volta para casa.
Seabiscuit – Alma de Herói (2003)
Na época da grande depressão americana, um jóquei com um histórico de contusões, um magnata que tenta superar a perda do filho e um treinador transformam um cavalo num vencedor em uma época em que o país precisava de inspiração.
O Encantador de Cavalos (1998)
Uma nova-iorquina leva sua a filha e o cavalo dela a um homem conhecido como o “encantador de cavalos” no estado de Montana, pois a jovem e o animal estão traumatizados após um terrível acidente.
O Corcel Negro (1979)
Alec (Kelly Reno) encontra um magnífico cavalo árabe preto durante a viagem a bordo de um navio à vapor em torno da costa do Norte da África com o seu pai (Hoyt Axton). Quando um desastre destrói o navio, Alec liberta o cavalo e escapa com ele para uma ilha próxima, onde eles formam um estreito vínculo.
Spirit – O Corcel Indomável (2002)
Animação sobre a amizade entre um menino indígena e um cavalo indomável apaixonado por uma égua. Ambientada no Velho Oeste americano, mostra o impacto do processo civilizatório na vida dos três e também na amizade que construíram.
Secretariat – Uma História Impossível (2010)
A dona de casa e mãe Penny Chenery não entendia nada de corrida de cavalos, uma área dominada até então por homens. Mas ela assumiu o controle do estábulo de seu pai doente e, com a ajuda de um treinador veterano, contra todas as probabilidades negativas, consegue vencer o prêmio Tríplice Coroa, em 1973. Baseado em fatos reais.
Mar de Fogo (2004)
O caubói Frank Hopkins é um excelente cavaleiro que se apresenta no show do Oeste Selvagem de Buffalo Bill. O xeique Riyadh, atraído pelo talento de Hopkins, o desafia para competir em uma traiçoeira corrida de cavalos chamada Mar de Fogo. Hopkins é forçado a aceitar. No Oriente Médio, com seu cavalo Mustang Hidalgo, ele tem que correr contra cavalos puros-sangue montados por cavaleiros com a reputação de melhores do mundo, colocando sua vida em jogo.
Flicka (2006)
Katy, uma garota de 16 anos, sonha em continuar a tradição de sua família trabalhando no rancho de seu pai em Wyoming. Porém, ele quer que a filha vá para a faculdade. Um dia, Katy encontra uma égua selvagem e lhe dá o nome de Flicka. Ela decide, então, domá-la e descobre que ela e sua nova companheira equina são mais parecidas do que imaginava.
Enrolados (2010)
Maximus (também conhecido como Max), é um cavalo em uma missão para capturar o ladrão Flynn Rider no filme da Disney de 2010, Enrolados. Ele é dublado por Frank Welker e é um dos tritagonistas do filme, sendo o outro Pascal.
Sonhadora (2005)
Ben Crane é um treinador que passa a cuidar de um cavalo ferido com sua filha, Cale. No processo, pai e filha contemplam a oportunidade de reconstruírem laços familiares que se perderam. Eles desenvolvem um carinho especial pelo animal e se esforçam para que ele se recupere o mais rapidamente possível.
Por Marcio Peruchi