Produtor de tomate de mesa do interior paulista utilizou as soluções da Biotrop e mesmo com seca e altas temperaturas as lavouras tiveram grande produção com frutos de qualidade.
Inicialmente ao arrendar o Sítio Boa Vista, propriedade localizada no Município de Itapeva, no interior paulista, o produtor Gerson Alves de Almeida, tinha como objetivo plantar milho. Isso porque parentes, amigos e vizinhos da região que tentaram o cultivo de tomate não tiverem sucesso devido ao histórico de doenças da região e altas temperaturas.
Mas, Almeida foi persistente e queria provar que era sim possível o cultivo da cultura na região e buscou no mercado ferramentas que possibilitassem sua produção. A solução encontrada foi o pacote tecnológico oferecido pela Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais. “Começamos a utilizar as ferramentas da empresa desde a muda. Muita gente que plantou tomate nessa região diferentemente de nós, não conseguiu colher nada”, destaca o produtor.
- Mais lidas do mês:
- Matador de onça é procurado pela polícia
- Peão a cavalo pega Javali no laço, vídeo é impressionante!
- Resultado da maior caça do javali do Brasil, veja o vídeo!
- Churrasco de fim de ano no Brasil está ameaçado
- Faca de roçadeira escapa e mata boi, imagens fortes
- Arroba do boi bate R$ 206,00 e tem novo recorde!
A propriedade tem hoje 40 mil pés onde são realizados dois cultivos anuais. Para ter a alta produção que atingiu na última safra, de cerca de 500 caixas por 1000 plantas, entre as soluções da Biotrop utilizadas está o Stimutrop, um produto com caraterísticas únicas de fisioativação que combinam o estímulo ao crescimento de microrganismos benéficos, o desenvolvimento radicular robusto e a maior absorção de nutrientes pelas plantas.
Entre seus benefícios está a melhor estrutura de planta e raiz, facilidade de aplicação e potencialização da performance dos microrganismos que aumentam o equilíbrio e qualidade do solo. O produto, 100% natural, é ainda altamente compatível com microrganismos e agroquímicos e é rapidamente absorvido pelas plantas.
Outro produto utilizado nas lavouras do Sítio Boa Vista, é o Biotrio, um inoculante líquido composto por cepas exclusivas que potencializam a produtividade das culturas. Além de aumentar o sistema radicular, também dá aporte de microrganismos sinérgicos ao sistema solo-planta contribuindo para o crescimento da mesma.
- Agricultura
- Cana e soja? Parceria traz benefícios ao produtor
- Máquina promete revolucionar agricultura mundial
- ‘Piloto de colheitadeira’ ganha mais que professor da rede pública
- E aí, qual profissão do agronegócio escolher?
- Cinco dicas para aumentar a vida útil do trator
- Veja tratores centenários que deram origem aos de hoje
- Trator CASE com conceito futurista vira hit na internet
Ainda segundo o produtor também foi muito importante neste pacote tecnológico utilizar o Biofree. Este é um aditivo para compostagem formulado com enzimas, metabólitos bacterianos e bactérias especiais, que aceleram o processo de decomposição natural dos resíduos orgânicos do solo, resultando em maior atividade microbiológica e biomassa enriquecida disponibilizando os nutrientes dos resíduos orgânicos. Somado a isso o produto melhora a absorvição de água e nutrientes. “Observamos que as plantas aguentaram as altas temperaturas. Hoje graças a Deus e aos produtos da Biotrop nossa lavoura está aqui produzindo muito bem para quem quiser vim ver. Muitos produtores vizinhos tiveram problema, mas aqui não”, destaca Almeida.
Outro fato comemorado pelo produtor é a qualidade dos frutos, que estão vigorosos e com coloração bonita. “As plantas suportaram muito bem a seca, e a parte de enraizamento foi muito boa também. E o que achei mais interessante foram as plantas que aguentaram altas temperaturas e depois as chuvas. Muitos vizinhos estão tento problemas de frutos rachados, e o nosso está sempre lisinho. Vamos terminar a colheita com as plantas verdes”, finaliza o produtor.