Técnicos e produtores têm acesso rápido a informações sobre as principais espécies e cultivares de forrageiras da Embrapa recomendadas para cultivo no país.
A Embrapa Pecuária Sudeste disponibiliza para técnicos e produtores uma Vitrine Virtual de Forrageiras. O novo recurso facilita o acesso rápido a informações sobre pastagens para alimentação animal. A Vitrine utiliza áudio e imagem para informar sobre as características das principais espécies e cultivares recomendadas para cultivo.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de carne bovina. As forrageiras desenvolvidas e adaptadas para a produção animal em pastagens contribuem para o país manter essa posição no cenário internacional. Atualmente, os principais capins da Embrapa e que são cultivados no país são Marandu e Mombaça.
No entanto, há muitos outros, que poderiam ser melhor explorados com indicação de uso de acordo com tipo de clima, solo, resistência a pragas, tolerância à geada, déficit hídrico, etc.
Na vitrine, o produtor terá acesso a diversas informações sobre 19 forrageiras da Embrapa. De acordo com a agrônoma Lívia Mendes de Castro, da Embrapa Pecuária Sudeste, lançamentos da Empresa serão incorporados ao espaço virtual tão logo sejam lançados.
A ideia, segundo ela, surgiu durante a pandemia, quando as visitas foram restringidas devido ao protocolo sanitário. Conforme Lívia, foi uma maneira encontrada para dar acesso ao público externo às informações da Embrapa. A vitrine física de forrageiras sempre foi um dos espaços visitados por técnicos, produtores e estudantes.
Na página, o usuário também encontra um catálogo digital de forrageiras, para leitura, além de link de acesso para o aplicativo Pasto Certo.
Ouça sobre as principais espécies de forrageiras recomendadas para cultivo no Brasil e conheça as características de cada espécie e cultivar. Acesse a vitrine aqui, ou ouça abaixo os detalhes sobre cada forrageira:
Xaraés
Capim Pojuca
Amendoim Forrageiro
Marandu
BRS Piatã
BRS Paiaguás
Capim Gordura
BRS Kurumi
Tifton 85
BRS Quênia
Capim Andropogon
BRS Zuri
BRS Ipyporã
BRS Tupi
BRS Tamani
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Produtor rural vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
- Fazenda mais cara à venda é avaliada em R$ 15 bilhões; veja a lista
BRS Mandarim
Jiggs
Palma Doce
Palma Orelha de Onça
Levantamento de utilização da pastagem
Segundo levantamento do MapBiomas, a pastagem é o principal uso do solo brasileiro, com 154 milhões de hectares ocupados. Esse número equivale a quase todo o Estado do Amazonas ou a 6,2 Estados de São Paulo. Entre os anos 2000 e 2020, dados de satélite mostram que as áreas de degradação reduziram de 70% para 53% nos últimos 20 anos.
Com informações da Embrapa