A cooperação entre a TIM e o AgTech Garage para efetivar projetos na área rural não é novidade. Em 2020, a iniciativa “4G TIM no Campo”, levou conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas.
Depois dos leilões da conectividade 5G para as empresas de telecomunicação na última sexta-feira (5/11), a operadora de telecomunicações TIM e a AgTech Garage anunciam a busca por parcerias com startups inovadoras para o desenvolvimento de projetos usando o 5G no campo, em especial, nas práticas agrícolas.
A chamada prevê a disponibilidade do uso pela startup das instalações de laboratório da TIM no Rio de Janeiro, em formato de Prova de Conceito (POC), em que a iniciativa poderá testar os seus produtos a partir de 2022, quando a rede começará a ser viabilizada.
A cooperação entre a TIM e o AgTech Garage para efetivar projetos na área rural não é novidade. Em 2020, a iniciativa “4G TIM no Campo”, em concordância à onda do Agronegócio 4.0, levou conectividade para eficiência no controle de pragas, doenças e plantas daninhas. A novidade desta vez é justamente o 5G, tecnologia que, antes mesmo do leilão de faixas de frequência, já era explorado em projetos piloto de “negócios e soluções diferenciadas” da TIM.
Em comunicado, Átila Xavier, diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da TIM, “a parceria com o AgTech faz todo sentido. Estamos em busca de soluções que nos permitam ampliar a oferta de conectividade aos clientes, sejam eles empresas, fazendas ou pessoas físicas. Este é o melhor momento para realizar testes e descobrir necessidades e demandas do mercado”.
- Instabilidade no tempo marca os próximos dias no Estado
- Jeff Bezos investe R$ 44 milhões em vacina para reduzir metano do gado
- Abiove projeta produção recorde de soja em 2025
- Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
- São Paulo terá rebanho rastreado a partir de 2025: entenda o novo sistema
José Tomé, CEO do AgTech Garage, acrescenta: “Acreditamos que incentivar projetos de pesquisa e startups seja essencial para a geração de novos negócios e estimular a inovação no Brasil. A chegada do 5G abre novas frentes de pesquisa, e contamos com a TIM para pensar em inovação para o agronegócio, um setor essencial para a economia brasileira”.
As startups interessadas em conhecer melhor a proposta das empresas podem entrar no site da AgTech Garage. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira (11/11).
Fonte: Globo Rural