Think Brasil diz que não vai faltar fertilizante para as safras atuais

Se o Brasil não encontrar uma solução para o problema dos fertilizantes, o preço do produto deve subir na próxima safra, afirma especialista

Tema recorrente no mês passado foi a questão dos fertilizantes que continuou a assolar a agricultura brasileira devido à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Notícias recentes de que os EUA pretendem impor sanções ao Irã se o Irã ajudar a Rússia na guerra, o Brasil poderia pedir aos americanos que não o fizessem, pois o fertilizante iraniano poderia ser uma solução para a escassez de fertilizantes.

Além disso, o Brasil ainda está tentando persuadir os americanos a não impor sanções relacionadas aos fertilizantes à Rússia, que estão em jogo para a segurança alimentar global.

” A crise de abastecimento de fertilizantes já é uma questão que vem antes da guerra, independente dela, ainda teríamos essas sanções com relação a Bielorússia. Mesmo com essa questão, creio que para essa safra não vai faltar fertilizantes, principalmente porque muitos produtores andam economizando e ainda tem navios chegando com insumos.”

Silvia acrescentou ainda, que há uma necessidade urgente de se tornar mais autossuficiente na produção de insumos, pois o país, não pode ficar tão dependente da exportação desses insumos e se o país não encontrar uma solução para o problema.

 “Vemos investimento aqui no Brasil para se tornar autossuficiente, mas ainda vai demorar alguns anos. Para a safra de agora, os preços devem aumentar para o consumidor.”

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM