Mateus Pivato, gerente de fomento da Angus, enfatiza a importância dessa iniciativa para ampliar o banco de dados genéticos da raça.
A Prova de Eficiência Alimentar (PEA), promovida pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, reúne 27 touros de 15 propriedades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Iniciado em 23 de abril, este teste visa identificar reprodutores com menor consumo de alimentos e crescimento mais rápido, impulsionando o melhoramento genético da raça.
Durante um período de 45 dias, os touros serão monitorados por alimentadores eletrônicos para avaliar o Consumo Alimentar Residual (CAR) e o Ganho de Peso Residual (GPR), parâmetros cruciais na determinação da eficiência alimentar. Mateus Pivato, gerente de fomento da Angus, enfatiza a importância dessa iniciativa para ampliar o banco de dados genéticos da raça e promover avanços na pecuária.
Além disso, a avaliação abrange a medição do metano ruminal, eventualmente identificando animais com menor envio desse gás por quilograma de alimento consumido e por quilograma de peso vivo produzido. Esta fase conduzida após a PEA representa um avanço significativo na busca por práticas agrícolas mais sustentáveis, conforme ressaltado por Mariana Tellechea, presidente da Associação Brasileira de Angus.
Ao combinar inovação, pesquisa e preocupações com a sustentabilidade, a prova de eficiência alimentar da raça Angus marca um passo importante na busca por sistemas de produção de alimentos mais eficientes e sustentáveis, alinhados aos princípios do desenvolvimento sustentável e contribuindo para o ODS 2 da Agenda 2030 da ONU.
VEJA TAMBÉM:
- Mais de 40% da safra de soja 23/24 já foi comercializada no Brasil
- Infrator tem 11 fazendas confiscadas e recebe R$ 2,8 bilhões em multa
- Fávaro discute com Anffa Sindical sobre a reestruturação das carreiras da Defesa Agropecuária
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.