Pelos próximos sete dias, são esperados até 200 mm de precipitação em algumas localidades; Confira onde e se planeje para não ter surpresa!
O tempo segue instável em grande parte do país. A frente fria que está na altura do Sul alcança o Sudeste a partir do fim de semana e reforça o volume das precipitações. A previsão do tempo indica chuva em grande parte do Brasil.
Os primeiros dias de fevereiro estão sendo marcados por tempo bastante instável em São Paulo e outras regiões do país. A chuva já caiu com força em muitas áreas, provocando transtornos à população. Devido ao solo já encharcado e o nível dos rios e córregos bastante elevado, é preciso ficar atento a meteorologia e condições climáticas para o fim de semana.
Uma frente fria vai mexer com o tempo no Centro-Sul do Brasil e trará chuva generalizada no Sul do país. A maior preocupação, entretanto, é com a Região Sudeste que poderá voltar a ter episódios de precipitação excessiva com acumulados localmente extremos que podem mais uma vez trazer situações de grande perigo à população como inundações e deslizamentos de terra.
Outra situação que preocupa é a colheita e plantio no campo, que pode ser afetada pelas chuvas repentinas que podem chegar a essas regiões.
No entanto, os maiores acumulados estão concentrados em áreas de Minas e São Paulo. Pelos próximos sete dias, são esperados até 200 mm de precipitação em algumas localidades desses dois estados. Essa chuva mais forte seguirá sobre o Sudeste até a semana que vem. Diante desse cenário, a meteorologia alerta para o risco de inundações e deslizamentos de terra.
Os maiores acumulados de precipitação são previstos para o Leste paulista, incluindo a área do Litoral, o Rio de Janeiro e a maior parte do estado de Minas Gerais. Os volumes em muitos locais deverão ficar entre 100 mm e 200 mm, entretanto por efeito de tempestades isoladas e de orografia (relevo) em áreas costeiras é provável que chova em diferentes cidades acima do que o modelo indica com marcas tão altas quanto 250 mm a 400 mm.
São volumes capazes de trazer diversas situações de risco para a população como inundações em áreas urbanas e rurais, cabeças d´água em zonas de cachoeiras e rios, alagamentos, elevação rápida de rios e córregos, e o que mais preocupa em se tratando do Sudeste do Brasil que é a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de risco de encostas.
Sábado, 04 de fevereiro
Sul
Segue chovendo durante este sábado em toda a região. No Rio Grande do Sul, a chuva vem a qualquer momento. Há risco de altos volumes e temporais no norte e leste de Santa Catarina e no sul do Paraná. Essa chuva ajuda a controlar os focos de incêndio no Rio Grande Sul e aumentar a umidade no solo em até 10%.
Sudeste
Sábado com aumento das temperaturas e chuvas irregulares e passageiras por São Paulo e Rio Janeiro. Há risco de trovoadas e tempestades, mas com curta duração. Ainda chove forte também sobre o centro, norte e leste mineiro e em pontos do Espírito Santo devido ao calor e alta umidade. Temperaturas altas no Rio de Janeiro.
Centro-Oeste
A chuva enfraquece ao longo do sábado na região, as pancadas são mais irregulares e passageiras, o que favorece as atividades em campo já que o sol predomina pela manhã. Os maiores acumulados da região ocorrem próximo a Goiânia e ao sul de Mato Grosso do Sul.
Nordeste
Tempo aberto continua no interior baiano e boa parte do sertão nordestino, mas a chuva segue presente com eventual trovoadas entre o Ceará e Maranhão, sobretudo no litoral destes estados. Demais áreas com chuvas isoladas e passageiras.
Norte
Chuva forte com trovoadas e altos acumulados em Manaus. Chuva a qualquer momento entre o norte de Amapá e Pará. Pancadas irregulares nas demais áreas.
Domingo, 05 de fevereiro
Sul
A tendência é de diminuição da chuva no Rio Grande do Sul ao longo do domingo, mas as temperaturas ficam amenas. Já não chove na fronteira oeste. A chuva aumenta na costa do Paraná e de Santa Catarina. Atenção ao mar agitado em toda a região Sul entre segunda e terça-feira, ventos fortes em toda a costa e chuva persistente no leste do Paraná e de Santa Catarina.
Sudeste
A chuva aumenta no domingo devido ao avanço da frente fria por SP. Há previsão de fortes temporais com muitas trovoadas e descargas elétricas, além do alto volume de chuva. Ainda chove forte no triângulo e oeste mineiro.
Centro-Oeste
No domingo, a aproximação de uma nova área de baixa pressão atmosférica e áreas de instabilidade combinadas ao calor intensificam as tempestades no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, em todo o estado de Goiás e norte de Mato Grosso, com alto risco de trovoadas, céu parcialmente nublado e chuva a qualquer momento.
Nordeste
Ainda há risco de trovoadas neste domingo no Maranhão e Piauí, com risco de acumulados altos devido a presença da ZCIT.
Norte
Tempo abafado, temperaturas altas e chuva em toda a região. A chuva diminui a partir de domingo no Amazonas, mas segue volumosa no Pará e oeste do Acre.
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CerealCred: nova solução de crédito para associados da Acebra em parceria com a Farmtech
- Prestes a realizar o maior leilão da história do Quarto de Milha, Monte Sião Haras adquire totalidade da égua mais cara do Brasil
- Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
- Mudanças climáticas redesenham a agricultura brasileira
Alerta em Minas no início da semana
A semana começa bastante úmida sobre o estado mineiro. O sol consegue aparecer um pouco mais, principalmente no leste do estado no decorrer da segunda-feira (07), mas ainda tem condições para chuva em vários momentos, principalmente sobre a região do Triângulo Mineiro. Na terça-feira (08), a chuva aumenta, principalmente no sul e oeste do estado e pode acumular volumes significativos.