O meteorologista explicou que a mudança abrupta se deve ao avanço de uma massa de ar; entenda melhor e confira a previsão do tempo para esta quinta
Após dias de intenso calor, a região Sul do Brasil deu uma guinada brusca nas temperaturas, registrando mínimas abaixo dos 12°C no Rio Grande do Sul. Enquanto em Morretes, no Paraná, os termômetros alcançaram a marca recorde de 41,1°C, o extremo sul gaúcho acordou com mínima de 11,6°C em Santana do Livramento.
O meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, explicou que a mudança abrupta se deve ao avanço de uma massa de ar frio, que também trará alívio do calor para o Centro-Sul do país nos próximos dias.
Impactos para a agricultura
As altas temperaturas anteriores aliadas à restrição hídrica têm prejudicado as lavouras, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul, nordeste do Paraná, centro-oeste de São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Culturas como a da soja, em fase final de desenvolvimento, e o milho segunda safra, recém-instalado em algumas áreas, têm sido as mais afetadas.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cerca de 31,5% do milho segunda safra já foi semeado, mas os desafios climáticos têm impactado o andamento das plantações. Além disso, o estresse hídrico tem reduzido a sacarose das plantas de cana-de-açúcar, afetando sua produtividade.
Veja a previsão
Nesta quinta-feira, além das regiões Sul e Sudeste, há previsão de temporais e volumes elevados de chuva no centro-sul de Minas Gerais, o que potencializa o risco de transtornos.
Sudeste
Uma frente fria está prevista para espalhar chuvas em grande parte da região Sudeste. O Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, sul de Minas, Zona da Mata mineira e sul do Espírito Santo devem receber pancadas mais volumosas, com acumulados entre 40 a 80 mm. Há risco de alagamentos e erosão do solo, além da possibilidade de temporais com ventos, raios e granizo.
Centro-Oeste
Chuvas em forma de pancadas intercaladas com períodos de sol são esperadas em quase todas as áreas do Centro-Oeste. Embora não haja previsão de altos volumes de chuva, temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo podem ocorrer do sul de Mato Grosso do Sul até o sul de Goiás. O tempo firme prevalece entre o norte de Goiás e o nordeste de Mato Grosso.
Nordeste
No Nordeste, chuvas rápidas devem ocorrer em grande parte do Matopiba, com previsão de aumento significativo de volumes a partir do dia 18 de fevereiro, de acordo com Müller. A maior parte da Bahia e o sul do Piauí devem ter tempo firme, enquanto outras áreas da região podem receber chuvas rápidas intercaladas com períodos de sol e calor. Pontualmente, podem ocorrer alagamentos e transtornos nas áreas do centro do Piauí, sul do Ceará e interior da Paraíba e de Pernambuco.
Norte
No Norte, muita chuva e poucas aberturas de sol são esperadas no leste do Amapá, enquanto chuvas isoladas chegam ao fim da tarde nos outros estados da região. Precipitações se espalham pela região, porém, a maior parte das áreas deve receber pancadas rápidas e com pouca intensidade. No norte do Amazonas, os volumes podem chegar a 80 mm.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.