A situação se configura quando o ar frio se encontra com massas de ar quente e úmido, podendo indicar a possibilidade de granizo e ventos de alta intensidade.
Na tarde da última sexta-feira (22), uma impressionante nuvem em formato de prateleira surpreendeu os motoristas que transitavam por Cuiabá, a capital de Mato Grosso. O condutor Arthur Nogueira foi quem registrou o fenômeno e ficou admirado com sua imponência e movimentação.
Esse tipo de nuvem, conhecida como nuvem shelf, se forma devido ao deslocamento rápido do ar frio em níveis mais baixos da atmosfera, enquanto os pontos mais altos da nuvem permanecem estáveis. Isso cria uma espécie de “cuia” na parte inferior da atmosfera, que avança encontrando massas de ar quente e úmido, forçando o ar a subir rapidamente.
Segundo especialistas, quando o ar frio se encontra com o ar quente e úmido, eles começam a girar, dando à nuvem sua característica forma de prateleira.
Embora a formação da nuvem por si só não seja prejudicial, ela geralmente indica a possibilidade de condições climáticas severas. Embora nem sempre resulte em chuvas intensas, pode ser um sinal de ventos fortes e possibilidade de granizo, alerta Müller, especialista em meteorologia.
Alerta Meteorológico em Mato Grosso
Enquanto uma imponente nuvem gigante foi avistada, a maior parte do estado encontra-se sob alerta meteorológico laranja, indicando potenciais riscos de chuvas intensas, conforme divulgado pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos do Inmet.
Entre os riscos previstos pelo instituto estão chuvas variando de 50 a 100 mm por dia, ventos de até 100 km/h, podendo ocasionar cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
O alerta, vigente até às 10h desta terça-feira (26), abrange uma extensa área de Mato Grosso, englobando as regiões centro-sul, norte, nordeste, sudeste e sudoeste, além de estender-se às demais regiões do Centro-Oeste brasileiro.
Segue algumas recomendações emitidas pelo Inmet para enfrentar tempestades:
- Evite abrigar-se sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante rajadas de vento.
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
- Mantenha-se atualizado sobre a situação meteorológica através da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Cowboys de helicóptero: Conheça a profissão mais arriscada do agro
- Conheça o Robô Mata-Inseto que está melhorando a produtividade das lavouras
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.