Confira como será o clima: Há previsão de chuva forte, inclusive com queda de granizo, em estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, no sábado e domingo.
De acordo com meteorologista, chuvas já começaram a chegar no Centro-Oeste e tendência é de permanência nas precipitações. Os últimos dias de setembro devem ser mais chuvosos em grande parte do Brasil, avaliando o Clima Rural. Uma situação que deve ganhar força ao longo do mês de outubro, levando a chuva mais generalizada nas principais regiões produtoras do Brasil, disse, nesta sexta-feira (24/9), o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, em boletim enviado pela internet.
De acordo com ele, áreas de instabilidade já trouxeram chuvas para regiões produtoras em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia e Pará, na quinta-feira (23/9), o que viabilizou o início do plantio da safra nova.
No entanto, nas demais regiões do país, a situação atual como a de quinta-feira, com tempo aberto e sem previsão de chover. Exceção feita a algumas áreas do norte de Mato Grosso, norte de Goiás e algumas áreas do sul do Pará e Tocantins.
“No entanto, as áreas de instabilidade vão se formar sobre Santa Catarina e Paraná nesta sexta-feira. O final de semana será marcado por chuvas mais generalizadas em grande parte das regiões produtoras tanto de Rondônia, Mato Grossoe até Goiás”, disse Santos .
Já em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, além de Paraguai, Argentina e Uruguai, os mapas apontam previsão de tempo aberto, assim como na região do Matopiba.
A situação começa a mudar mais moda na semana que vem, explicou o agrometeorologista, quando as áreas de instabilidade e os corredores de umidade vindos da Amazônia devem provocar mais chuva na área central do Brasil. Já na segunda-feira (27/9), desenvolve em áreas dos produtores em Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.
Confira a previsão para o Fim de Semana:
Sábado, 25
Sul
O tempo chuvoso predomina sobre na região leste de Santa Catarina e Paraná neste sábado, devido a áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera e provocam pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora do dia. Na região, o céu fica bastante nublado.
Sudeste
Um corredor de umidade combinado à instabilidades no alto da atmosfera favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva com trovoadas entre São Paulo, e grande parte dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mesmo que de forma isolada, atenção para o risco de temporais. Temperaturas em elevação.
Centro-Oeste
Um corredor de umidade, combinado a áreas de instabilidade no alto da atmosfera, favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva sobre grande parte do Centro-Oeste neste sábado, e mesmo que de forma isolada há risco de temporais, especialmente no noroeste de Mato Grosso. O sol predomina apenas no oeste de Mato Grosso do Sul.
Nordeste
A circulação marítima favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva sobre a faixa leste da região nordeste neste sábado, que acontece de forma rápida e passageira. No litoral entre Alagoas e Sergipe, o céu fica nublado e chove a qualquer momento. As demais áreas permanecem com tempo firme.
Norte
Pancadas de chuva com trovoadas se espalham pela região neste sábado, e há risco para temporais a qualquer momento. No Amazonas, sudoeste do Pará e norte de Rondônia o céu nublado e a chuva acontece de forma mais volumosa. No Amapá, o tempo firme predomina.
Domingo, 26
Sul
No domingo, o tempo firme passa a predominar em grande parte da região, mas há previsão de pancadas de chuva com trovoadas no norte e leste do Paraná. No litoral de Santa Catarina, o céu fica nublado, mas não chove.
Sudeste
O domingo será marcado novamente por tempo instável no Sudeste, devido à formação de um corredor de umidade proveniente da Amazônia e áreas de instabilidade no alto da atmosfera. Atenção para o risco de temporais isolados em São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul e triângulo mineiro. Destaque para o sul de Minas Gerais e Serra da Mantiqueira, onde a chuva ocorre com forte intensidade e há risco de granizo.
Centro-Oeste
No domingo a combinação entre calor e umidade seguem provocando temporais sobre a região Centro-Oeste, especialmente à tarde. Atenção para o noroeste de Mato Grosso, sul de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, onde há risco de queda de granizo, e a chuva acontece com maior intensidade.
Nordeste
No domingo a chuva segue sobre a faixa leste da região nordeste, e também no litoral do Ceará, mas de forma passageira. Na costa baiana o céu fica nublado e chove a qualquer momento.
Norte
Temporais são esperados para grande parte da região Norte neste domingo, com destaque para Roraima e sul do Pará, onde a chuva é mais intensa. No Amapá, o tempo firme segue predominando.
“E, ao longo da semana que vem, essas chuvas começam a espalhar mais pelo Brasil, levando chuvas a grande parte das regiões produtoras”, explicou.
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CerealCred: nova solução de crédito para associados da Acebra em parceria com a Farmtech
- Prestes a realizar o maior leilão da história do Quarto de Milha, Monte Sião Haras adquire totalidade da égua mais cara do Brasil
- Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
- Mudanças climáticas redesenham a agricultura brasileira
Santos pondera, no entanto, que como ocorrências dos próximos dias, ainda que melhorem como condições para o plantio da safra nova e o desenvolvimento de lavouras já semeadas, ainda não significam uma normalização do regime de chuvas no país, o que deve ocorrer mais ao longo de outubro.
“Os modelos já sinalizam que, do dia 10 em diante, as chuvas já engrenam e outubro deve ser marcado por boas chuvas no Brasil. O mês de outubro está se mostrando extremamente favorável ao plantio da nova safra e ao desenvolvimento de lavouras de café, canba, pastagens e outras culturas perenes “, disse.