O fim de semana será de sol e calor em grande parte do país, mas é preciso ficar atento com as tempestades e com chuvas isoladas em algumas regiões!
O tempo segue aberto e sem previsão de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul. Entre sábado (12) e domingo (13), há possibilidades de pancadas de chuva que podem afetar a região sul e leste do estado gaúcho. Já a partir de terça-feira (15/2), como áreas de estabilidade da força e os estados sulistas terão o retorno das chuvas, informa a Rural Clima.
“À medida que as chuvas antecipadas para a próxima semana serão de intensidade fraca e irregulares. Melhora um pouco como as condições das lavouras de safra, mas ainda muito aquém para que os solos recuperem seus níveis de umidade e mantenham boas condições”, alerta Marco Antonio dos Santos , agrometeorologista da Rural Clima.
Após uma semana de tempo aberto nas regiões produtoras do Sudeste, que promoveu a colheita da soja, o plantio das lavouras de segunda safra e os tratos culturais nas lavouras de café, cana-de-açúcar, laranja e outras culturas, a tendência é que entre sábado (02/12) e domingo (02/13), conforme as chuvas recuperam as condições de São Paulo e Minas Gerais, mantendo as ruínas para o andamento da colheita de soja.
No Centro-Oeste, há previsões de chuva para todos os dias, tanto em forma de pancada quanto de invernada. Pela irregularidade, existem áreas que não estão recebendo volumes de chuva, o que preocupa os produtores.
Porém, a tendência é que, com a chegada de uma nova frente fria, a semana que vem tenha chuvas em praticamente todo o Centro-Oeste brasileiro, “o que vai favorecer o desenvolvimento de segunda safra, como milho e algodão, mas poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja e plantio das lavouras de milho”.
As chuvas seguidas e diárias no Nordeste. Apesar desta sexta-feira (2/11) estar com tempo aberto em algumas regiões, o predomínio volta a ser de chuva no sábado. Assim como a segunda quinzena, Maranhão Piauí e Pará de muita chuva. “Dificil de solução até agora os dias são invernadas mais longas.
Sábado (12)
Sul
A frente fria avança mais um pouco pela costa do Sul do país e faz do sábado um dia com maior quantidade de nuvens no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Segundo a meteorologia, das capitais dos três estados, só não há previsão de chuva para Curitiba.
Em Porto Alegre e Florianópolis, há previsão para pancadas de chuva e até mesmo alguns temporais, com ventania e trovoadas, especialmente a partir da tarde. Durante a manhã, mesmo que entre algumas nuvens, o sol estará presente e o tempo fica aberto, chegando a fazer calor nas duas capitais.
Sudeste
O corredor de umidade desloca um pouquinho mais para o lado da Bahia e aí a chuva ganha força, fica mais volumosa e mais persistente agora no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Também há previsão de chuva forte ainda para as outras áreas de MG e ES, porém já com alguns períodos de melhoria entre uma chuva e outra. O Rio de Janeiro terá as pancadas de chuva mais espaçadas também neste sábado e a temperatura consegue subir um pouco mais em todo estado, inclusive na capital fluminense.
No estado de São Paulo só chuva isolada para este sábado. Pode chover forte? Pode! Mas de forma localizada, rápida e apenas nas áreas mais próximas ao estado mineiro. Oeste e sul de São Paulo sem chuva e com calor. A capital paulista terá mais um dia típico de verão, com sol pela manhã, esquenta e ocorrem as pancadas rápidas e isoladas de chuva entre a tarde e a noite.
Centro-Oeste
O corredor de umidade ainda provoca chuva pesada entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal ao longo do sábado. A chuva ocorre a qualquer hora do dia e ainda de forma volumosa principalmente entre centro e norte de Mato Grosso e Goiás. Em Mato Grosso do Sul, a chance de chuva aumenta, ocorrem pancadas na forma de temporais, com raios e trovoadas, mas ainda de forma localizada, passageira e com baixos acumulados. Além disso, o calor continua.
Nordeste
A chuva forte segue concentrada sobre o sul do Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia. Chove a partir da tarde com risco de trovoadas no Ceará e no interior do Nordeste. O sol predomina, faz calor e tem previsão de pouca chuva na faixa leste da Região e em Salvador.
Norte
Mais um dia com chuva na maior parte da região, a não ser em Roraima, onde se a chuva vier, será mais rápida e localizada. Por outro lado, a previsão é de chuva mais forte e mais volumosa no Tocantins, metade sul do Pará e leste do Amazonas.
Domingo (13)
Sul
A frente fria continua bem costeira e avança mais um pouquinho deixando o tempo mais instável agora também no Paraná, inclusive com pancadas de chuva em Curitiba. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, terão um domingo com variação de nebulosidade e ainda com chuva no leste dos dois estados, inclusive nas capitais. Há potencial para chuva forte entre o nordeste do RS e leste de SC. Mesmo com possibilidade de chuva, o sol aparece especialmente pela manhã, e mesmo que entre nuvens consegue fazer a temperatura subir deixando a sensação de calor até o comecinho da tarde em Florianópolis e na capital dos gaúchos.
Sudeste
Chuva perde força no Sudeste de forma geral. ainda deve chover em Minas Gerais e no Espírito Santo, mas já de forma menos intensa e mais isolada. No sul de Minas, boa parte do Rio de Janeiro e São Paulo, o tempo fica mais firme neste domingo. Grande parte do estado de SP e RJ, incluindo as capitais, terá a presença do sol na maior parte do dia, e claro, a temperatura sobe mais um pouco.
Centro-Oeste
O corredor de umidade perde sua configuração, mas a presença de áreas de instabilidade comuns nesta época do ano mantém as condições de chuva entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Muitas nuvens se formam e chove em vários momentos principalmente no centro-norte de Mato Grosso. A chuva acontece intercalando períodos de melhoria no norte de GO e no DF. Em Mato Grosso do Sul, a chuva ocorre de forma bem mais isolada e nas áreas mais ao norte do estado. Campo Grande terá um domingo de tempo seco e quente.
- Justiça blinda dívida de R$ 41 milhões de mais um agricultor em recuperação judicial
- Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
- Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
- Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
- Starlink, de Elon Musk, é líder no Brasil e faz mega promoção para produtor rural
Nordeste
Mais um dia com pancadas de chuva entre Maranhão, Piauí e Bahia e agora com chuva mais volumosa no norte da Bahia e se espalhando um pouco mais chegando a alcançar o sertão de Pernambuco. Nas outras áreas do Nordeste, principalmente entre Ceará e Rio Grande do Norte, a chuva virá de forma bem mais rápida e isolada.
Norte
A chuva aumenta e acontece de forma frequente e volumosa sobre o sul do Amazonas, no Acre, em Rondônia e no sudeste do Pará. Chove em vários momentos sobre a capital Palmas e no leste do Amapá. Em Boa Vista, sol, poucas nuvens e tempo firme.