Uma frente fria em deslocamento intensifica a instabilidade ao canalizar umidade, resultando em chuvas significativas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no sul e oeste do Espírito Santo, onde também há possibilidade de temporais
A tempestade subtropical Biguá terá um impacto significativo no clima do Sul e de parte do Sudeste, provocando condições atmosféricas instáveis e aumentando a nebulosidade em várias áreas. A previsão indica céu carregado em localidades específicas, como o litoral do Paraná, o centro-leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No litoral norte gaúcho, o alerta para temporais persiste, com chuvas intensas previstas ao longo do dia. Os ventos também ganharão força nessas regiões, especialmente no litoral norte do Rio Grande do Sul, leste do Paraná, leste paulista, Rio de Janeiro e sudeste de Minas Gerais, com rajadas que podem atingir até 70 km/h.
Uma frente fria em deslocamento intensifica a instabilidade ao canalizar umidade, resultando em chuvas significativas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no sul e oeste do Espírito Santo, onde também há possibilidade de temporais. Já no norte do estado de São Paulo e em outras áreas do Espírito Santo, as precipitações variam entre moderadas e fortes. Na região centro-sul de São Paulo, a chuva será mais pontual e isolada ao longo do dia, enquanto a capital paulista experimentará tempo mais estável, com a presença do sol entre nuvens e temperaturas que podem alcançar os 30ºC.
Para mais detalhes sobre o clima em outras regiões do Brasil, consulte a previsão completa!
Sul
Com a redução das instabilidades, as chuvas diminuem consideravelmente na maior parte da Região Sul. Ainda assim, há previsão de precipitações leves e localizadas nas áreas do leste, centro-leste e nordeste do Rio Grande do Sul, assim como no leste de Santa Catarina e no Paraná. Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, o tempo será predominantemente firme, mas há chances de chuvas passageiras e isoladas no final do dia. Não há previsão de tempestades, e as temperaturas entram em elevação, com máximas oscilando entre 28°C e 30°C.
Sudeste
Ventos marítimos continuam trazendo umidade para o continente, mantendo o céu encoberto em áreas do leste paulista e partes do interior de São Paulo. As chuvas mais significativas estão previstas para o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, com potencial para precipitações moderadas a fortes nessas regiões.
Centro-oeste
O início da semana será de poucas chuvas no Centro-Oeste. Quando ocorrem, as precipitações serão isoladas, especialmente em Goiás e Mato Grosso. No extremo norte de Mato Grosso do Sul, a chuva será passageira e sem riscos de tempestades. O clima será abafado, com temperaturas máximas próximas de 30°C, intensificando a sensação de calor na região.
Nordeste
Chuvas rápidas e localizadas estão previstas para o Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Entre as capitais São Luís e Natal, as pancadas de chuva serão pontuais, com predomínio de sol ao longo do dia. No sertão nordestino, o tempo permanece seco e ensolarado, com temperaturas elevadas que podem atingir até 37°C.
Norte
A chuva continua concentrada em áreas como Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e oeste do Pará. Apesar de localizadas, as precipitações podem ser intensas, atingindo algumas localidades enquanto outras permanecem secas. As temperaturas máximas ficarão entre 29°C e 30°C, mantendo o clima abafado. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também mantém a ocorrência de chuvas no norte e litoral do Amapá.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Mosca-dos-chifres causa perdas superiores a uma arroba por bovino
- Peixes da Amazônia, inaugurado por Lula, vai à falência e deixa rombo de R$ 70 milhões
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.