Tempestade ameaça região brasileira com fortes impactos neste fim de semana

O Inmet emite alerta de pancadas de chuva, trovoadas e risco de granizo em áreas isoladas do Sul do Brasil

Entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), a região Sul do Brasil enfrentará um período de forte instabilidade climática , resultado de uma combinação de fatores atmosféricos. O calor acumulado nos últimos dias , associado à alta umidade , à interrupção dos ventos em níveis mais altos da atmosfera e à formação de uma ampla área de baixa pressão , criará as condições perfeitas para a ocorrência de ocorrências severas na região.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas intensas, trovoadas e possibilidade de granizo em áreas pontuais , especialmente na metade oeste da região Sul . O alerta ganha ainda mais importância devido à intensificação de duas áreas de baixa pressão . Uma delas se desenvolverá mais ao sul do Rio Grande do Sul, enquanto a outra estará localizada no alto-mar, mas ainda influenciará diretamente o clima no continente.

A metade leste do Sul do Brasil será igualmente impactada , com a expectativa de chuvas volumosas e ventos fortes . A interação entre as áreas de baixa pressão poderá desencadear a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha . Apesar das diferenças nos modelos meteorológicos sobre a intensidade desse ciclone, os especialistas já apontam para rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h em algumas regiões . O sul e o leste do Rio Grande do Sul estão entre os pontos mais vulneráveis ​​a esses efeitos.

Esse cenário de instabilidade climática reforça a necessidade de atenção redobrada por parte da população , especialmente para quem vive em áreas suscetíveis a alagamentos, quedas de árvores ou outros problemas relacionados ao mau tempo. O Inmet sugere que as pessoas acompanhem as atualizações sobre a previsão do tempo e tomem medidas de segurança , como evitar deslocamentos durante tempestades e proteger bens materiais de possíveis danos.

A expectativa é que o sistema de baixa pressão comece a perder força na segunda-feira (16) , quando deverá se deslocar para alto-mar, aliviando gradualmente os impactos sobre o território brasileiro . Até lá, a recomendação é de cautela e preparação para enfrentar os eventos climáticos adversos previstos para os próximos dias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM