“Temos o CAR, mas ele não funciona”, diz assessor especial do Mapa

Para Carlos Augustin, Brasil precisa de uma plataforma segura e confiável para armazenar os dados do Cadastro Ambiental Rural.

Criado pelo Código Florestal Brasileiro em 2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) surgiu para auxiliar no processo de regularização ambiental dos imóveis rurais brasileiros. Mas para o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Augustin, não é suficiente. “Temos o CAR, mas ele não funciona”, declarou durante a participação “As oportunidades para o produtor rural na nova ótica global da agricultura”, durante o Estadão Summit Agro. 

A dificuldade em funcionar plenamente, para Augustin, está no armazenamento dos dados dos mais de 5 milhões de imóveis rurais do país. Por isso, é necessário desenvolver uma plataforma “segura e confiável”, segundo Augustin. 

Marcos Fava Neves: 5 pontos para ficar de olho no mercado agro até o fim de novembro

Mais cedo, no mesmo evento, o secretário de Agricultura e Abastecimento São Paulo, Guilherme Piai destacou que o estado será o primeiro a ter 100% dos CARs validados no país.

Linha de financiamento para os produtores rurais

“Não adianta ‘gargantear’ que temos o melhor código florestal […] o que nós estamos querendo fazer é premiar positivamente com taxa de juros aqueles agricultores que realmente fazem bem”, destaca Carlos Augustin, reforçando que o governo federal deve disponibilizar R$ 7 bilhões com juros de 6,5% em uma linha de financiamento para estimular a conversão de pastos degradados, dentro do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD).

Segundo Augustin, um leilão para selecionar as instituições financeiras que vão operacionalizar o recurso deve acontecer em dezembro. A linha deverá estar disponível em março de 2025. Para acessá-la, o produtor rural deverá cumprir alguns requisitos em relação a práticas sustentáveis, como uso de bioinsumos, plantio direto e balanço de carbono.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM