Para amenizar os efeitos do aquecimento e também como medida de cuidado com os poluentes produzidos existem equipamentos no mercado.
Conforme levantamento de dados divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2021, o Brasil foi responsável pela exportação de 4,610 milhões de toneladas de carne de frango, seguindo o posto de 1º lugar mundial. Esse mercado cresce ano após ano e conta com inúmeras novas tecnologias que visam melhorar os cuidados com o bem-estar animal e com as emissões de poluentes que prejudicam o meio ambiente.
O trabalho nas granjas é bastante peculiar, por isso é necessário conhecimento técnico e cuidados diários para que as aves sejam cuidadas da melhor maneira possível e, consequentemente, tragam resultados positivos para o produtor. Um dos trabalhos que precisam de muita atenção é o controle da temperatura dos aviários, sendo que controlar a temperatura gera poluentes, pois na maioria dos casos é utilizado lenha ou gás para aquecer as aves.
Para amenizar os efeitos do aquecimento e também como medida de cuidado com os poluentes produzidos existem equipamentos no mercado, já utilizados por uma parcela de produtores, que auxiliam nos cuidados de redução dos poluentes, beneficiando a redução do consumo de matérias-primas, diminuem a produção da amônia, contribuindo para a melhoria do bem-estar animal e também melhoram as condições de trabalho dos avicultores.
Conforme explica Marcel Hoffmann, médico-veterinário da Munters do Brasil, é muito importante que o produtor trabalhe com o reaproveitamento dos recursos naturais, sendo que existem várias soluções no mercado que auxiliam na redução dos poluentes. “É o caso dos equipamentos que reutilizam o calor. Esta máquina é uma fonte para reaquecer o ar. O ar que saía quente depois de passar pelas aves a gente consegue reaproveitar o calor deste ar e trazer com ar puro para dentro do aviário. É uma solução que diminui o consumo de gás, diesel, lenha”, explica.
Marcelo enaltece que estes equipamentos trazem muitos benefícios ao produtor e auxiliam no bom manejo da granja. “Essas soluções são voltadas para melhorar o custo benefício, evitar gastos, reduzir o consumo, diminuir o custo. Quando olhamos em uma visão mais ampla ainda vemos que estes equipamentos reduzem a utilização de recursos naturais, o que é um apelo muito grande das legislações e do mercado”, aponta.
O médico-veterinário destaca que estes equipamentos são grandes aliados na redução de emissão de CO2, medida que está cada vez mais presente no agronegócio. “Melhorar as condições ambientais para os animais, com a distribuição do ar um pouco melhor é fundamental. Temos estudos mostrando que a utilização destes maquinários reduz a produção de amônia do aviário, melhorando as condições de distribuição do ar. Desta maneira, o benefício principal é a redução do consumo de gás. Entretanto, este equipamento também possibilita benefícios secundários, como a melhoria do bem-estar das aves. Tudo isso são benefícios coadjuvantes, mas que fazem parte da produção animal, trazendo benefícios para o produtor, para os animais e para a sociedade”, evidencia.
- Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
- Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
- Empresa de nutrição animal é interditada após suspeita de uso de inseticida proibido em suplemento para bois
- Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
- Com Lula, preço da carne bovina tem maior alta em quatro anos
Tratamento do ar de saída
Uma segunda leva de equipamentos que podem auxiliar na avicultura são aqueles focados no tratamento do ar de saída, os chamados limpadores de amônia e filtros de odores, pois eles são capazes de fazer a captura de toda a amônia produzida no aviário a fim de fazer um tratamento naquele líquido residual.
Conforme assegura Marcelo, estes equipamentos tratam o líquido residual e transformam em um produto que pode ser utilizado na lavoura, fechando todo o ciclo de produção. “Estes equipamentos possibilitam que o produtor emita menos poluentes na atmosfera, o que pode prejudicar a saúde das pessoas, além de diminuir o cheiro desagradável que é possível sentir próximo aos aviários. Este equipamento consegue eliminar uma grande parte dos odores e ainda possibilita utilizar esta matéria-prima na agricultura”, aponta o profissional.
Para ficar atualizado e por dentro de tudo que está acontecendo no setor avícola acesse gratuitamente a edição digital de Avicultura Corte e Postura. Boa leitura!
Fonte: O Presente Rural
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.