Motores elétricos oferecem economia de água e energia mantendo a produtividade já que há preocupação em reduzir o uso de recursos naturais.
Muitas mudanças climáticas ocorrem com o início do verão ao redor do país, que podem afetar a agricultura e pecuária brasileira. Uma delas acontece pelo fenômeno climático La Niña. Segundo o relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), por causa deste fenômeno, em 2023 o sul do Brasil pode sofrer risco de estiagem.
Com essa possível estiagem, o país pode enfrentar, novamente, uma crise hídrica. Conforme as estimativas da Ampere Consultoria, as condições de chuvas previstas para 2023 devem fazer com que o risco hidrológico para as geradoras hidrelétricas se situe na faixa de 85% na média de 2023.
Diante desse alerta, a preocupação em reduzir o uso de recursos naturais passa por diversos setores que precisam de água para manter a produtividade. O agronegócio depende de água para as tarefas como irrigação, cultivo da terra, solo e pulverização. A falta ou escassez do recurso pode comprometer até uma safra inteira.
“Esse cenário de crise hídrica, que não é algo novo no Brasil, exige o uso de tecnologia que evite o desperdício de água, no agronegócio, na indústria e em diversos outros segmentos. Uma das alternativas mais utilizadas é a motobomba, que pode operar como um equipamento que atua em transferência de líquidos, sistemas de pulverização agrícola e aplicações de água”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos (empresa especializada em motores para diversos segmentos).
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aponta que, a cada segundo, são retirados dos rios 184 metros cúbitos para uso industrial no Brasil. Setores de produção e fabricação de alimentos, bebidas, cosméticos e demais que lidam com armazenamento, resíduos e coletas de produtos, possuem o desafio de impor ações colaborativas para a preservação ambiental. Para isso, pode-se contar com a substituição de um maquinário que requer muito uso de água e energia, por equipamentos que reduzem perdas como vazamentos e gastos desnecessários.
Como uma alternativa tecnológica e econômica, o motor de motobomba pode ser usado em distribuição de água no geral. Além disso, as variedades para o setor agrícola podem incluir sistema de irrigação para o campo, cultivo de terra, solos e pastagens. “O motor de motobomba tem baixo índice de ruído, alto rendimento e eficiência que ajuda a evitar o desperdício e proporciona redução no consumo de energia.”, ressalta o diretor da Hercules Motores Elétricos.
Sobre a Hercules Motores Elétricos
A Hercules Motores Elétricos oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e tecnológico no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio de pequeno, médio e grande porte. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, é uma empresa certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética.
Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo com realidade aumentada, que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica e ainda ouvir um podcast para conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.