Tecnologia: como utilizar na gestão de propriedades rurais?

Uma simples planilha do Excel contendo dados coletados do rebanho é uma tecnologia acessível e que pode fazer uma grande diferença nos resultados.

O Brasil é um grande produtor pecuário, com mais de 218 milhões de cabeças, segundo dados do IBGE. O país tem uma grande extensão territorial e apresenta enormes diferenças no perfil pecuário por ser composto por várias regiões.

Além disso, os pecuaristas têm suas atividades direcionadas aos grandes centros, muitas vezes com a própria gestão da fazenda localizada a quilômetros de distância. Diante deste cenário e da urgente necessidade de aumentar a produtividade, o uso de tecnologias são consideradas ferramentas essenciais para a gestão das propriedades rurais.

Existem indicadores como taxa de lotação, desempenho das vacas, intervalo entre partos, aumento do peso à desmama e entre outros que precisam ser trabalhados para melhorar a eficiência do sistema produtivo. Não adianta ter um rebanho extenso, se a taxa de conversão desses animais em dinheiro for baixa. 

Tecnologia não é caro e complexo?

Quando se pensa em tecnologia para gestão de propriedade rural, pode vir à cabeça ferramentas caras e complexas, que exigem um grande investimento financeiro e o treinamento de pessoas, sendo, dessa forma, impeditivas para propriedades de menor porte. 

Porém, isso não é verdade. Tecnologia é tudo aquilo que de alguma forma auxilia a fazenda a alcançar melhores resultados e de forma mais eficiente. Uma simples planilha do Excel contendo dados coletados do rebanho é uma tecnologia acessível e que pode fazer uma grande diferença nos resultados finais da fazenda.

Assim, a tecnologia ideal é aquela que resolve o problema daquela propriedade rural em questão, não tendo relação direta com preço e complexidade. Cada propriedade precisa avaliar seus números e suas condições para decidir qual tecnologia utilizar.

A tecnologia vem avançando de forma muito rápida. Hoje, praticamente 100% das pessoas têm um smartphone ou um tablet conectado na internet e com uma grande quantidade de recursos que podem e devem ser usados a favor do negócio. A forma como as informações são coletadas e compartilhadas hoje faz toda a diferença, sejam informações técnicas, sejam de gestão da propriedade. 

 Por exemplo, um proprietário que não reside na fazenda pode obter relatórios diários, em áudio e vídeo via WhatsApp de seus funcionários e fazer, dessa forma, uma gestão muito eficiente à distância, coisa que era impensável há alguns anos. 

Hoje também temos o sistema de armazenamento de dados em nuvem, o que torna o sistema extremamente seguro e acessível, pois as informações podem ser acessadas de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Como decidir qual tecnologia usar?

Para você saber qual o caminho que precisa percorrer para alcançar os resultados que deseja, é preciso primeiro saber onde você está. Não tem como alguém responder à pergunta “como faço para chegar em São Paulo?” sem saber onde a pessoa está. Isso vale para a fazenda. Se você quer saber qual tecnologia usar, é preciso primeiro fazer um diagnóstico da situação.

Se você quer, por exemplo, aumentar o peso à desmama, é preciso antes de tudo coletar e registrar todos os dados relevantes para alcançar os resultados esperados para este indicador na sua fazenda hoje. Quanto está o peso atualmente e para quanto quer aumentar? Quais são os gargalos envolvidos nesta atividade e que precisam ser trabalhados?

A partir do momento em que você tem claro o cenário atual da sua fazenda é possível, então, traçar as metas a serem alcançadas. Tenha em mente que a meta precisa ser desafiadora, mas não impossível. Seja realista e paute-se nos dados coletados e nas informações disponíveis.

Feito isso, você deve, então, estruturar o caminho para chegar onde deseja e, para isso, utilize-se de todas as ferramentas disponíveis: busque informações e estudos sobre o tema, converse com outros pecuaristas que já tenham alcançado as metas que você almeja para aprender com ele, contrate consultoria técnica, busque parcerias. No entanto, tenha sempre em mente que a tecnologia escolhida deve caber no bolso da sua propriedade rural. Faça todos os cálculos e planeje com cuidado.

Por fim, não se esqueça de medir os resultados das tecnologias aplicadas e de ir ajustando as metas ao longo do caminho, pois nem sempre acertamos de primeira. Tenha em mente que não há mágica e soluções milagrosas. Cada caso é um caso. 

Felizmente, a tecnologia está disponível para todos e a tendência é que isso avance cada vez mais rapidamente, de forma que o produtor que busca fazer uma boa gestão pode e deve lançar mão dessas tecnologias para alcançar os melhores resultados.

Fonte: MilkPoint
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM