Técnicas de adoção de bezerros órfãos, vulgo guacho

Confira 2 técnicas de como fazer uma vaca aceitar a adoção de bezerros órfãos quando necessário, técnica é simples e eficaz

A chegada de um novo bezerrinho é sempre uma felicidade, mas às vezes, por rejeição da mãe ou alguma fatalidade, o filhote acaba se tornando um bezerro órfão. Nesse caso é necessário dar mais atenção ao animal, pois assim como os bebês eles são delicados e precisam de cuidados especiais.

O bezerro recém nascido pode ter várias complicações por causa de um umbigo mal cuidado, como infecções por exemplo, ainda mais sem a mãe por perto. Por isso se atente para os cuidados, evitando infecção de umbigo em bezerro recém nascido.

Significado de bezerro guacho ou guaxo

Indivíduo criado sem pai nem mãe. Bezerro que perde a mãe ao nascer e é criado sem mãe – Além das tentativas de adoção para o bezerro é importante ter um banco de colostro na fazenda para esses casos. O colostro, que é o primeiro leite da vaca pós-parto, é indispensável para o bezerro, por conter elementos importantes para o seu desenvolvimento. O ideal é alimentar o bezerro com esse leite nas primeiras 12 horas depois de seu nascimento.

Técnica do couro de outro bezerro

bezerro-adotado-com-couro
Foto: NeoBov Consultoria

Caso uma fêmea tenha perdido o bezerro:

  • Prática 1 para facilitar a adoção de bezerro;
  • Retirar o couro do bezerro morto e amarrar sobre o dorso do bezerro “órfão”.
  • Colocar ambos em uma pequena mangueira para promover restrição dos movimentos de agressão da fêmea (cabeça e membros posteriores).
  • Deixar por alguns dias.

Técnica da placenta

tecnica bezerro guacho placenta
Fonte: Pannill’s Gate Farm

“No momento do parto, se uma vaca tem complicações e o bezerro nascer morto, um método bastante usado para “enganar” a vaca é usando a placenta que foi expelida durante o parto e aplicar sobre outro bezerro órfão, o cheiro fará a vaca reconhecer o novo bezerro com sua cria e aceitá-lo sem dificuldade”.

“Sobre a técnica de adoção de bezerros que utilizamos depois de um ataque de onça na fazenda. Uma vaca perdeu o bezerro pra onça, mas conseguimos achar a carcaça, outra teve gêmeos e não iria dar conta de amamentar 2. Por fim colocamos o couro do bezerro já morto no bezerro mais fraco gêmeo e tentamos enganar a mãe para que ela sentisse o cheiro do filho” – @jpagronegocios

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM