Surto de gripe aviária afeta quase 1 milhão de aves comerciais na Califórnia

Nas últimas semanas, o estado tem se tornado um epicentro para a disseminação do vírus entre gado leiteiro, com 200 rebanhos já afetados.

Na semana anterior ao Dia de Ação de Graças, uma tradicional celebração cristã nos Estados Unidos, o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS), vinculado ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), anunciou que a gripe aviária altamente patogênica (HPAI) atingiu quase 1 milhão de aves, entre frangos de corte e perus, na Califórnia. A informação foi divulgada pelo portal americano Feedstuffs.

O Dia de Ação de Graças, conhecido como Thanksgiving Day, é uma celebração que simboliza união, reunindo familiares e amigos em torno de uma mesa repleta de comidas típicas, com o peru ocupando o papel de destaque no cardápio.

Na Califórnia, a maior parte dos 794.000 frangos de corte em processo de abate devido à gripe aviária está concentrada nos condados de Kings e Fresno. Além disso, um novo foco da doença, envolvendo 29.100 aves, foi identificado no Condado de San Joaquin, mais ao norte.

Casos também foram confirmados pelo APHIS em granjas comerciais de perus nos condados de Merced e Stanislaus, resultando no abate de quase 189.000 aves dessa espécie.

A Califórnia tem sido um dos principais focos de surtos de gripe aviária, com a disseminação do vírus afetando não apenas aves, mas também gado leiteiro. Nos últimos 30 dias, o APHIS confirmou que mais de 200 rebanhos leiteiros no estado foram contaminados. Esse cenário não é inesperado, já que o vírus tem se espalhado rapidamente em várias áreas.

Além da Califórnia, Utah também tem registrado casos, com 13 rebanhos leiteiros contaminados nas últimas semanas. No Condado de Piute, duas operações comerciais de perus foram atingidas pelo surto, levando ao abate de aproximadamente 70.000 aves, conforme informou o Departamento de Agricultura e Alimentos de Utah.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM