Suporte da Aviagen América Latina ao “Fundo JBS pela Amazônia” promove o crescimento sustentável do bioma

O projeto prevê a operação de uma fábrica para produção de polpa, a ampliação do portfólio de produtos de maior valor agregado e a construção de escolas.

Há um ano, a Aviagen® América Latina efetuou uma doação de R$ 1,5 milhão para o Fundo JBS pela Amazônia, associação civil brasileira sem fins lucrativos dedicada a fomentar e financiar iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável do bioma (área que contém a floresta amazônica, uma região de floresta tropical e outras ecorregiões que cobrem a maior parte da bacia amazônica e algumas áreas adjacentes).

As iniciativas do fundo se concentram na conservação e restauração florestal, biodiversidade dos ecossistemas da região, desenvolvimento comunitário e avanço da ciência e tecnologia. A contribuição da Aviagen será distribuída ao longo de três anos entre vários projetos. Agora, um ano depois, como parte do apoio da Aviagen, seis projetos importantes estão em andamento. “Esses projetos já estão promovendo melhorias no meio ambiente e na vida dos cidadãos da Amazônia, bem como criando oportunidades econômicas sustentáveis para a região”, disse o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Lauandos.

São eles:

RestaurAmazônia: implementado em parceria com a ONG Solidaridad, o projeto visa apoiar 1.500 agricultores familiares na restauração de áreas degradadas via sistemas agroflorestais com cacau e promover boas práticas agrícolas na pecuária. O projeto segue um modelo de produção agropecuária de baixo carbono já testado e aprovado. A partir da nova etapa com o apoio do Fundo será possível escalar esse modelo. Conheça mais sobre a ONG: https://www.solidaridadsouthamerica.org/brasil/pt.

Programa Economias Comunitárias Inclusivas, nas Comunidades de Bailique e Beira Amazonas, no Amapá: fortalecimento da cadeia do açaí na região com a meta de em três anos deve promover ampliação da renda de 240 famílias locais, além da consolidação de um modelo de bioeconomia inclusiva, que pode ser usado para outras cadeias.

O projeto prevê a operação de uma fábrica para produção de polpa, a ampliação do portfólio de produtos de maior valor agregado e a construção de escolas e qualificação de jovens e mulheres para atuar na atividade.

O projeto vem sendo implementado em conjunto por diversas entidades como a cooperativa extrativista Amazonbai (https://www.amazonbai.com.br/), o Instituto Interelos (http://interelos.org.br/), IEB (http://iieb.org.br), Universidade Estadual do Amapá (http://www.ueap.edu.br/) e o Instituto Terroá (https://www.institutoterroa.org/).

Pesca Justa e Sustentável: Em parceria com a ASPROC (Associação dos Produtores Rurais de Carauari): o projeto visa fortalecer a cadeia do pescado, através do apoio a uma embarcação para facilitar o beneficiamento, armazenagem e transporte do pescado obtido nas comunidades. Também estão previstas capacitação e consultoria técnica para as comunidades, com o objetivo de abrir novos mercados para as associações pesqueiras da região do Médio Juruá (AM). O projeto terá dois anos e deverá beneficiar 450 famílias, residentes em 55 comunidades ribeirinhas, com aumento de produção e renda. Acesse https://www.asproc.org.br/ para mais informações sobre a associação à frente do projeto.

Destravando Crédito para a Bioeconomia da floresta: em parceria com Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), o projeto tem objetivo de facilitar o acesso do crédito rural para 2.500 famílias produtoras e extrativistas das cadeias da bioeconomia da floresta (castanha, açaí, pescado, madeira, óleos e resinas). Quinze cooperativas também receberão consultoria para financiamentos com condições facilitadas. Mais detalhes sobre o instituto: https://www.conexsus.org

AMAZ (Aceleradora & Investimentos de Impacto): primeira aceleradora amazônica de negócios com foco no impacto socioambiental de negócios da floresta. Comandada pelo Idesam (Instituto de Desenvolvimento da Amazônia), a Amaz fomentará a aceleração de 30 startups em cinco anos que serão apoiadas, além da capacitação e mentoria nos negócios.  Esse projeto estimula o fortalecimento desse ambiente empreendedor da cadeia da biodiversidade importante para a manutenção da floresta. Mais informações sobre a instituição: https://amaz.org.br/

Parceria Técnica com a Embrapa: a parceria propõe desenvolver pesquisas e tecnologias que aumentem o valor agregado dos produtos da floresta amazônica, como novas matérias-primas e ingredientes da bioeconomia. Também estão previstos programas para reduzir emissões no campo, monitoramento do desmatamento, inovação social  e desenvolvimento de tecnologias renováveis. https://www.embrapa.br/.

“Na Amazônia não é possível realizar nada sozinho. A parceria com entidades como Aviagen é fundamental para o Fundo na construção de alternativas mais sustentáveis na Amazônia”, destacou Joanita Maestri Karoleski, presidente do Fundo JBS pela Amazônia.

Projetos sustentáveis em andamento

O Fundo selecionou, recentemente, sete novas iniciativas que contarão com apoio financeiro para promover ações de preservação da floresta amazônica, melhorar a qualidade de vida das comunidades tradicionais e indígenas e incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico do bioma. Ao todo, já são R$ 60 milhões comprometidos em 12 projetos apoiados em dois anos de funcionamento.

As novas iniciativas têm foco em ciência e tecnologia, sendo elas: Corredor sustentável do cacau; InovAmazônia – Ingredientes da Amazônia; Mãos Indígenas, Floresta em Pé; Proteínas da Amazônia; Projeto Pirarucu Sustentável; e Geoflora – Automação Florestal e Espacialização de Carbono – sendo os dois últimos as primeiras iniciativas da Parceria Técnica com a Embrapa.

De acordo com Ivan Lauandos, “A Aviagen e o Fundo JBS pela Amazônia compartilham a mesma paixão: ajudar a criar um futuro sustentável para as comunidades na América Latina e em todo o mundo. Nossa contribuição apoiará atividades sustentáveis na floresta amazônica – uma área que desempenha um papel vital na estabilização do clima global”, finalizou.

Fonte: Aviagen
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM