Mesmo com as dificuldades enfrentadas ao longo do ano, SindArroz-SC reforça apoio ao setor e celebra boas perspectivas para a safra de arroz de SC em andamento.
O Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) está otimista com a safra deste ano. Segundo boletim da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), 100% do arroz já foi plantado em Santa Catarina e a colheita, prevista para começar no fim de janeiro, pode atingir 1,2 milhão de toneladas.
Sendo um dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo, o arroz e sua cadeia produtiva precisaram enfrentar grandes desafios em 2024. Em apenas um ano, o grão enfrentou uma safra, de 23/24, reduzida, aumento de preço, foi cogitado à desvalorização e sofreu com as enchentes ocorridas em maio no Rio Grande do Sul. Apesar das dificuldades, o Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC) se manteve firme apoiando as cerealistas catarinenses e gaúchas, em prol da valorização da qualidade do grão cultivado em solos brasileiros.
Durante a safra 23/24, o arroz sofreu com o fenômeno climático El Niño, que interferiu no aumento da precipitação média e a nebulosidade no período do cultivo, ocasionando a diminuição de um dos componentes principais para o desenvolvimento da planta, a incidência de radiação solar. Ainda assim, apesar de uma redução mínima de produtividade após a colheita, a expectativa do SindArroz-SC se concretizou, rendendo grãos de alta qualidade e mantendo o estado catarinense como segundo maior produtor do Brasil.
Safra de arroz e as Enchentes no RS
Classificadas como a “maior catástrofe climática” no Rio Grande do Sul, as enchentes impactaram as indústrias catarinenses com filiais no estado gaúcho, que registraram algumas perdas na produção. Além disso, durante este período turbulento, a cadeia produtiva também precisou enfrentar a falta de apoio do poder público para com a situação.
“Algumas de nossas indústrias associadas tiveram os depósitos alagados e comprometidos. Com essa situação, o Governo Nacional decidiu realizar um leilão para comprar o grão importado. Sabíamos que essa decisão causaria danos irreparáveis às indústrias de arroz do Brasil, por isso mobilizamos toda a cadeia produtiva para conter o leilão e não desvalorizar o produto nacional”, enfatiza o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli.
Supersafra 24/25
Após as dificuldades enfrentadas por toda a cadeia produtiva do arroz, as expectativas para a safra de arroz 24/25 são bastante positivas. Segundo boletim da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), 100% do arroz já foi plantado em Santa Catarina, e a colheita, prevista para iniciar no fim de janeiro, pode chegar à casa de 1,2 milhão de toneladas, colocando o Estado como responsável por 12% do abastecimento nacional de arroz.
“Nas indústrias, as estimativas para a safra 24/25 são de sucesso e bons resultados. O arroz começou a cair de preço só em função da expectativa de uma supersafra. Dessa maneira, esperamos um produto de muita qualidade, devido ao clima favorável com luminosidade e sem falta d’água”, afirma o presidente do SindArroz-SC.
50 anos do sindicato
Uma data que com certeza será memorável para o SindArroz-SC em 2025 é sua comemoração de 50 anos de atuação. “Dificuldades nós encontramos neste ano, mas também temos muitos resultados positivos obtidos. Por isso, devemos e vamos sim, comemorar o quinquagésimo do sindicado em 2025. Também, queremos homenagear os ótimos presidentes que contribuíram com o nosso crescimento e lutaram pela valorização do arroz nacional”, reforça Rampinelli.
Compre Rural com Estadão Conteúdo
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Justiça limita juros de Cédula Rural e afasta capitalização em favor de produtor goiano
Decisão da Justiça goiana limita juros a 12% ao ano e proíbe a capitalização mensal em contrato de crédito rural, reforçando o combate a encargos considerados abusivos por instituições financeiras
Quem são os verdadeiros “donos” do Texas? A disputa silenciosa por milhões de hectares
Famílias históricas, bilionários globais e corporações concentram milhões de acres e moldam o poder econômico do Estado do Texas.
TCU determina auditoria no BC e instituições em fiscalização sobre crédito rural
No fim do ano passado, o TCU já havia determinado a realização de uma auditoria no Banco Central para apurar as medidas realizadas pelo órgão supervisor.
Continue Reading TCU determina auditoria no BC e instituições em fiscalização sobre crédito rural
Preços do leite acumulam queda de 25,8% em 2025
Com o resultado, a desvalorização real acumulada em 2025 foi de 25,8%. A média anual, de R$ 2,5617/litro, ficou 6,8% abaixo da de 2024.
Continue Reading Preços do leite acumulam queda de 25,8% em 2025
“Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL
Segundo Lula, falta às lideranças regionais convicção sobre os benefícios de adoção de um projeto mais autônomo de inserção internacional.
Continue Reading “Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL
Com maior demanda e oferta retraída, preços do algodão reagem
Segundo o Centro de Pesquisas, o movimento de recuperação se deu mesmo com as baixas nas cotações internacionais e na taxa de câmbio.
Continue Reading Com maior demanda e oferta retraída, preços do algodão reagem





