Fertilidade superior. Maior vida útil do rebanho. Maior produção ao longo da vida por vaca. Tudo isso com um lucro diário de +9% em comparação com a raça Holandesa.
Ao mudar de um rebanho leiteiro de raça pura para o ProCROSS, você não precisa se preocupar com nenhuma queda na produção de sólidos do leite. Pelo contrário, conforme mostram os dados científicos, esses animais tem mudado o cenário da pecuária leiteira lá fora, reduzindo o número de animais e aumentando a produtividade das fazendas leiteiras. Além disso, a “pega da sustentabilidade” também é outro fator importante. Conheça mais sobre essa “Super Raça” que produz leite com menor custo, vídeo!
Você está lutando com a baixa fertilidade em seu rebanho? Problemas de saúde? Vacas problemáticas? Você está preocupado em acompanhar as demandas de alta produção ao longo da vida por vaca e sustentabilidade a longo prazo? Confira as dicas abaixo, desse sucesso que está ganhando os principais rebanhos mundiais!
Alguns rebanhos leiteiros pelo mundo estão mudando de cor e ficando mais curtos. Isso é uma coisa boa, de acordo com um homem que consulta as fazendas leiteiras dessas regiões produtoras. O motivo é uma “nova raça”, ou na verdade um conceito e técnica de cruzamento entre raças. Agora chamado de ProCROSS, o conceito já começa a ser vendido pelo mundo, com animais que produzem mais leite e com custo mais baixo!
As vacas ProCROSS são mais lucrativas do que seus companheiros de rebanho Holstein, de acordo com o relatório de um estudo de 10 anos com rebanhos leiteiros de alto desempenho em Minnesota. O estudo foi conduzido por três pesquisadores da Universidade de Minnesota.
ProCROSS é um sistema de cruzamento rotacional de 3 raças que combina VikingHolstein, VikingRed e Coopex Montbéliarde.
A combinação das três raças ProCROSS oferece:
- Vacas saudáveis, férteis, de tamanho médio, duradouras e fáceis de manejar
- Vacas com um lucro diário de +9% em comparação com a raça Holandesa
- Vacas que geram ótimos resultados com heterose média de 86%
- Não se preocupe com a endogamia
Provado cientificamente
Rebanhos de alto rendimento nos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Itália, Espanha, Portugal e outros países mudaram para o ProCROSS.
Desenvolvido pela VikingGenetics e Coopex , o ProCROSS é um método cientificamente comprovado baseado no estudo mais antigo do mundo em rebanhos comerciais comparando vacas leiteiras mestiças com raça Holandesa pura.
Por que combinar essas três raças leiteiras?
Os pesquisadores se estabeleceram em duas raças para complementar o impulso do Gado Holandês para produzir grandes quantidades de leite. Eles são o Montebeliarde da França, uma raça durável, fértil e de baixo consumo, e o VikingRed, uma vaca resistente desenvolvida nos países nórdicos que tem problemas mínimos de saúde e alta fertilidade.
Ao mudar de um rebanho leiteiro de raça pura para o ProCROSS, você não precisa se preocupar com nenhuma queda na produção de sólidos do leite. A combinação de VikingHolstein , VikingRed e Coopex Montbéliarde provou ser o cruzamento mais lucrativo . As três raças são independentes, de alta produção e adequadas para fazendas de produção intensiva.
VikingHolstein, VikingRed e Coopex Montbéliarde combinam e compensam seus pontos fortes e fracos. Cada raça tem seu próprio programa de melhoramento de raças eficiente com touros de primeira linha .
Com a combinação certa de raças , você pode obter melhorias significativas na produção ao longo da vida e, ao mesmo tempo, reduzir os custos e a quantidade de trabalho por vaca. Você também obtém a heterose como um benefício extra acima da média dos pais.
Os benefícios gratuitos da heterose
Um dos grandes benefícios do cruzamento é a heterose – o aumento das características favoráveis de um organismo híbrido sobre as características de seus pais. A heterose acontece quando você cruza duas raças não relacionadas. É o oposto de endogamia .
A pesquisa descobriu que a heterose melhora especialmente características como:
- Vitalidade
- Fertilidade
- Saúde
- Sobrevivência
Vacas mestiças ficam mais tempo em seu rebanho com uma maior produção ao longo da vida .
Resistência natural
A heterose oferece resistência natural contra os efeitos da endogamia. Ao usar o cruzamento de três vias no ProCROSS, você pode obter uma heterose constante de 86% em comparação com 67% com um cruzamento de duas vias. Desta forma, a herança genética do seu rebanho permanece mais forte.
No cruzamento, a primeira geração é chamada de G1. Em vez de retrocruzar o G1 como faria no cruzamento de duas vias, você introduz uma terceira raça.
A heterose permanece em 100% nas duas primeiras gerações. Então cai quando acontece o primeiro retrocruzamento (acasalado com a raça original) para dar o G3. Depois de algumas gerações, os níveis de heterose em 86%.
Mais lucro, menos estresse com o ProCROSS
As vacas mestiças são mais lucrativas do que suas companheiras de rebanho Holstein, de acordo com o relatório de um estudo de 10 anos com rebanhos leiteiros de alto desempenho em Minnesota. O estudo foi conduzido por três pesquisadores da Universidade de Minnesota. Os resultados finais do estudo foram apresentados em uma conferência em julho de 2019 na Holanda.
- Projeto autoriza uso do fungicida carbendazim em defensivos agrícolas
- Yara anuncia vencedores do Concurso NossoCafé 2024
- Estudo apresenta 5 recomendações globais para o Brasil cortar emissões
- Atenção: pecuaristas devem atualizar cadastro de rebanhos na Iagro até o dia 30 de novembro
- Florestas restauradas aumentam produtividade de soja em até 10 sacas por hectare
“O conceito – agora chamado de ProCROSS e comercializado nos EUA pela Creative Genetics of California e em todo o mundo – está provando ser uma grande vantagem financeira para as famílias de agricultores dos EUA, ao diminuir os recursos usados na alimentação e no trabalho e aumentar a qualidade de vida familiar com menor estresse “, disse Carlisle.
“Isso é empolgante para mim como consultor das fazendas de nossa família local. Melhor qualidade de vida com menos estresse. Quem não gostaria disso?”