De acordo com a previsão, algumas áreas do estado podem registrar acumulados acima dos 600 mm de precipitação. As autoridades alertam para a possibilidade de inundações, deslizamentos de terra e outros transtornos decorrentes das chuvas intensas; confira a previsão completa
O Rio Grande do Sul está sob alerta devido às previsões de chuvas extremamente intensas nas próximas duas semanas. De acordo com a previsão, algumas áreas do estado podem registrar acumulados acima dos 600 mm de precipitação nos próximos 15 dias. As autoridades alertam para a possibilidade de inundações, deslizamentos de terra e outros transtornos decorrentes das chuvas intensas. A população deve estar atenta aos avisos das autoridades locais e tomar medidas de precaução.
Equipamentos de drenagem e saneamento devem ser revisados e reforçados para lidar com o volume excepcional de água previsto. Além disso, moradores de áreas de risco devem estar preparados para evacuar caso necessário.
É importante que a população permaneça atenta às atualizações dos órgãos de meteorologia e siga as orientações das autoridades locais para garantir a segurança de todos diante das condições climáticas adversas.
Confira a previsão para as demais regiões nas próximas duas semanas
Norte
A previsão indica que até o dia 8 de maio a Região Norte enfrentará pancadas de chuvas, especialmente no Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, onde espera-se acumulados significativos de chuva, podendo ultrapassar os 70 mm. Estas chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. No entanto, áreas do Acre, Tocantins, sul do Pará e de Rondônia podem ter volumes inferiores a 50 mm.
Nordeste
No Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provocará áreas de forte instabilidade, resultando em chuvas superiores a 70 mm em partes do Maranhão, Piauí e Ceará, e acumulados maiores que 60 mm na região do Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia). A previsão é de chuvas acima de 100 mm no litoral baiano. No entanto, no interior da Bahia, não há previsão de chuva.
Centro-Oeste
Nas Regiões Centro-Oeste, a maior parte do período será de tempo quente e seco, com exceção do noroeste de Mato Grosso, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras.
Sudeste
Na região Sudeste, também haverá tempo quente e seco na maior parte do período, com exceção do sudeste de São Paulo, onde chuvas podem superar os 60 mm.
Sul
No Sul do país, a semana iniciará com tempestades devido ao calor e alta umidade, principalmente no Rio Grande do Sul. Contudo, ao longo da semana, um sistema frontal sobre o oceano provocará chuvas intensas em áreas gaúchas e catarinenses. Impressione-se com o volume de chuva previsto nos próximos 15 dias sobre o Rio Grande do Sul, com acumulados acima dos 600 mm em alguns pontos.
Com essas previsões, é importante que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos e tome as devidas precauções para evitar transtornos causados pelas chuvas intensas e pelo calor.
Temperaturas
Quanto às temperaturas, espera-se que as máximas ultrapassem os 30°C em várias regiões, podendo chegar a valores acima de 34°C em áreas de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. Destaque para Roraima, com máximas próximas aos 38°C. As mínimas podem variar, sendo superiores a 24°C em partes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nas regiões Sul e Sudeste, podem ser inferiores a 20°C, com possibilidade de mínimas abaixo de 10°C em áreas serranas.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
- Em busca do “Touro Perfeito”, genética de touros de rodeio move bilhões
- Após 23 anos de sua morte, Imperador do Agro continua a guiar o agronegócio
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.