Programa conta com a avaliação de mais de 400 animais da raça; o Montana tem precocidade, acabamento de carcaça e qualidade de carne nos cruzamentos
Heterose e adaptabilidade – O Montana é uma raça composta desenvolvida no Brasil há 26 anos com objetivo de produzir animais ganhadores de peso, sexualmente precoces, com carcaça de qualidade e capaz de trabalhar a campo em qualquer região do país muito bem adaptados ao clima do Brasil, aproveitando ao máximo os conceitos do melhoramento genético.
As informações apresentadas no Sumário de Touros Montana 2020 foram obtidas com utilização de tecnologias modernas, continuamente atualizadas. Utilizou-se o Modelo Animal completo, que considera a matriz de parentesco entre todos os animais da população. Neste modelo, em cada característica, os dados são ajustados para os efeitos da heterozigose direta e materna na média da população.
Neste Sumário de 2020, como no anterior, as análises foram processadas com a utilização de modelos estatísticos multicaracterística, sempre com peso a desmama (PD) e perímetro escrotal aos 14 meses (PE) incluídos como características âncora na fase pós-desmama. Na fase pré-desmama a análise é bi-característica com peso ao nascer + peso à desmama.
O correto uso, pelos pecuaristas, das Diferenças Esperadas de Progênie (DEPs) como ferramenta auxiliar na escolha de touros já se tornou regra geral e tem grande importância no aumento da produtividade e lucratividade. Por isso, o Programa Montana® procura sempre utilizar a melhor tecnologia disponível na avaliação genética dos seus animais.
As análises foram processadas pelo Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, coordenado pelos Profs. Joanir P. Eler, José Bento S. Ferraz e Elisângela Chicaroni de Mattos.
Para baixar o sumário, basta clicar aqui.
Recentemente fizemos uma live para falar sobre a raça Montana, nela tivemos a presença ilustre de um dos pais da raça, Prof. José Bento Ferraz da USP Pirassununga, Gabriela Giacomini gerente de operações do Programa Montana e dos criadores Flávio Franco do Montana MF e Jose Pavan Neto da JP Agronegócios. Confira abaixo: