Novas características auxiliam os produtores de leite em progresso para escolher a melhor opção para promover o genético dos rebanhos.
O Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) lançou neste mês o seu mais recente sumário de touros com base no resultado do teste de progênie. O documento incorpora ao Programa 15 novas características que auxiliam os produtores de leite em progresso para escolher a melhor opção para promover o genético dos rebanhos.
Entre as novidades, está a tolerância ao estresse térmico (Índice de eficiência tropical), o que torna a raça Girolando a única no país a contar com essa característica. O novo sumário, que apresenta a lista dos touros com a melhor genética da raça, incorpora os seguintes itens:
– Índice de produção;
– Índice de persistência na lactação;
– Índice de reprodução: período de gestação;
– Índice de facilidade de envio: peso ao nascer;
– Composto do sistema mamário: inserção de úbere anterior, altura de úbere anterior, largura de úbere posterior, ligamento central, comprimento de tetos e colocação de tetos;
– Composto de sistema locomotor: pernas vistas por trás, pernas vista lateral, ângulo de casco e membros anteriores.
Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), em parceria com a Embrapa Gado de Leite, o sumário tem como objetivo facilitar a tomada de decisão dos criadores. Para o pesquisador Marcos Vinícius Barbosa da Silva, entre as características inéditas de maior destaque estão o Índice de eficiência tropical. “O calor térmico em bovinos é um problema importante em tropical como o Brasil, que os bovinos de alta produção, principalmente os países afetados sua eficiência”, afirma Marcos Vinícius.
O pesquisador também chama a atenção para os índices de persistência da lactação (ligada ao volume de produção de leite) ea facilidade de parto, que permite aos criadores optar por um reprodutor que gere bezerros menores, usando novilhas como crianças. Em características adicionais de produção adicionadas, Marcos persistência na lactação – um diretamente ligado ao volume de leite.
25 anos de melhoramento genético
O teste de pro raça Girolando teve início em 19 de dezembro. (SRG), o Teste de Progênie (TP) e o Serviço de Controle Leiteiro (SCL), mas também a criação do Sistema de Avaliação Linear do Girolando (SALG). O PMGG tem como objetivos genéticos a identificação de formas geneticamente modificadas, uma avaliação de multiplicação de sustentabilidade forma orientada, e uma característica de recursos economicamente importantes e importantes da atividade da atividade.
Os resultados do PMGG têm sido impressionantes. A raça Girolando é crescente na produção de outros homens, no Brasil, chegando à marca de 90.848 doses mais2 no ano de 2020, o que representa um aumento de cerca de 10% em relação ao ano de 2020. realçado é o aumento crescente na produção de leite das vacas Girolando. Considerando a produção de leite em 305 dias, em 2000, a produção média alcançará 3,695 kg e, já em 2021, essa média aumentou para 6,032 kg, representando um período de 60% no período de 20 anos.
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
- Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
- Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
- Empresa de nutrição animal é interditada após suspeita de uso de inseticida proibido em suplemento para bois
Devido a estes fatores, a raça Girolando vem e cada vez mais reconhecimento nacional, tornando-se internacionalmente, desta forma preferida para produção nas regiões tropicais. No Brasil, a raça possui grande nível de desenvolvimento e cerca de 80% do nível produzido no país, sendo capaz de manter bom nível de produção no país, sendo capaz de manter bom leite em sistemas de diferentes sistemas e condições ambientais.