Sul em alerta: veja previsão do tempo para hoje em todo o Brasil

De acordo com boletim, áreas de instabilidade ganharão força ao longo da semana, provocando fortes pancadas de chuva, acompanhadas de rajadas de vento que podem ultrapassar os 90km/h; veja.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a região Sul do país, indicando um risco de temporais intensos nos próximos dias. O alerta abrange desde o norte do Rio Grande do Sul até o Sul do Paraná, incluindo todo o estado de Santa Catarina, onde as chuvas já causaram prejuízos à agricultura.

De acordo com o boletim meteorológico, áreas de instabilidade ganharão força ao longo da semana, provocando fortes pancadas de chuva, acompanhadas de rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 quilômetros por hora. Os riscos incluem alagamentos, queda de granizo, cortes de energia elétrica, atrasos em plantações e quedas de árvores.

No Sudeste, São Paulo também está sob alerta devido à chegada de uma frente fria, contribuindo para a formação de temporais isolados. O litoral e as regiões norte e sul do estado, além do sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais, enfrentam risco potencial de chuvas intensas de até 50 milímetros, ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora, e possibilidade de queda de granizo.

Enquanto isso, no Norte do país, há previsão de chuva com risco potencial de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, abrangendo desde o Acre até o leste e sudoeste do Amazonas, e norte de Rondônia. Também há registro de chuvas na porção centro-norte do Mato Grosso e Goiás.

Previsão por região

Sul: Temporais com ventos, raios e granizo atingem boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com volumes elevados persistindo do norte gaúcho ao norte paranaense.

Sudeste: Pancadas de chuva são esperadas em boa parte de São Paulo, principalmente no leste, devido à aproximação de uma frente fria. Ventos, raios e granizo podem ocorrer, mas o volume não deve ser muito elevado. Chuvas isoladas chegam ao Rio de Janeiro e à zona da mata mineira.

Centro-Oeste: Pancadas rápidas atingem boa parte de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. Temporais podem ocorrer no sul da região, enquanto nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo permanece seco.

Nordeste: O tempo firme volta a predominar em toda a região devido a uma massa de ar seco.

Norte: Pancadas rápidas e mal distribuídas são esperadas na região, sem previsão de altos volumes de chuva ou temporais.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM