Responsável pela grande modernização da pecuária leiteira, o sul do país contribuiu com 35,7% na produção total de leite do Brasil em 2017. Veja!
O chefe geral da tradicional Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, esteve recentemente em cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul, como Três Passos e Campo Novo, e ficou impressionado com a evolução da pecuária leiteira naquela região.
Martins constatou ainda que, em uma escala mundial, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são considerados desenvolvidos naqueles municípios potencialmente agrícolas.
Paulo Martins tem razão. Os três Estados do Sul (Rio Grande, Paraná e Santa Catarina), tiveram participação de 35,7% na produção total do Brasil em 2017, ultrapassando a região Sudeste, com 34,2%.
E vai abrindo vantagem. Naquele ano, a produção brasileira total de leite totalizou 33,5 bilhões de litros. Os dados são do levantamento Produção da Pecuária Municipal, foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O chefe geral da Embrapa ressaltou também a produtividade das vacas do Sul brasileiro, que é bastante superior à média nacional, em seu artigo mensal para a revista Balde Branco.
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CMN libera contratação de crédito para bovinocultura por cooperativa familiar
- Morre a lenda, um dos maiores nomes do Gir Leiteiro no Brasil
- Leite de cabra: é realmente mais saudável que o de vaca?
- O Oscar da Raça Jersey: A noite mais aguardada da pecuária leiteira no Brasil
A produção de leite no Brasil, tem passado por mudanças de toda ordem. Temos acompanhado uma grande movimentação, como nunca visto, da união dos produtores de leite para, juntos, buscar melhorias para a categoria dentro da cadeia produtiva.
É importante ressaltar que, a união de todos os produtores é necessária, visando mudanças de âmbito nacional e não localizados. Vamos juntos, do SUL ao NORTE, de LESTE a OESTE, lutar por uma nova pecuária!